Deisy Nascimento
E aí, gente?! Está chegando o verão, a estação do ano mais quente! Altas temperaturas e a necessidade de manter os pets hidratados é grande. Hoje, no blog, vou falar sobre a água de coco e a pergunta é: o cão é o gato pode ou não pode tomar esse líquido tão rico em nutrientes?
LEIA TAMBÉM
Conversei com a médica veterinária e zootecnista, Valéria Bentes, e ela disse que a resposta é sim. “Pode, entretanto com limitações e o ideal é que seja após uma atividade”, explicou.
Bentes disse, ainda, que deve ser ofertada, fresca, de maneira esporádica, em um recipiente limpo e nunca utilizada como substituição da água pura por ser extremamente perecível”.
ATENÇÃO: Ideal que, em caso do não consumo total, ela seja descartada de imediato.
É importante ressaltar que a água de coco precisa pertencer ao quadro nutricional do seu pet. Essa é uma afirmação da médica veterinária que trabalha há anos com alimentação natural para pets. Segundo Valéria Bentes, a água de coco pois possui calorias e é muito rica em nutrientes, um deles sendo o potássio e o seu excesso pode auxiliar no ganho de peso e no desequilíbrio de minerais no organismo.
Bentes enfatiza que o potássio em excesso está associado à gastroenterite e a alterações no funcionamento do miocárdio. “De preferência, evite oferecer água de coco ou qualquer outro alimento sem o conhecimento de um médico veterinário”, finalizou.
LEIA MAIS
De quanto em quanto tempo o cão e o gato podem tomar banho? Programa de Apoio aos Animais promove Feira de Adoção Você sabia que dormir com um cão pode trazer vários benefícios? Quais os cheiros que os cães não suportam?