Água de coco para os cães e gatos. Pode ou não pode?

Publicado em 29/11/2023, às 07h47 - Atualizado às 07h47

Deisy Nascimento

E aí, gente?! Está chegando o verão, a estação do ano mais quente! Altas temperaturas e a necessidade de manter os pets hidratados é grande. Hoje, no blog, vou falar sobre a água de coco e a pergunta é: o cão é o gato pode ou não pode tomar esse líquido tão rico em nutrientes?

LEIA TAMBÉM

Conversei com a médica veterinária e zootecnista, Valéria Bentes, e ela disse que a resposta é sim. “Pode, entretanto com limitações e o ideal é que seja após uma atividade”, explicou.

Bentes disse, ainda, que deve ser ofertada, fresca, de maneira esporádica, em um recipiente limpo e nunca utilizada como substituição da água pura por ser extremamente perecível”.

ATENÇÃO: Ideal que, em caso do não consumo total, ela seja descartada de imediato.

É importante ressaltar que a água de coco precisa pertencer ao quadro nutricional do seu pet. Essa é uma afirmação da médica veterinária que trabalha há anos com alimentação natural para pets. Segundo Valéria Bentes, a água de coco pois possui calorias e é muito rica em nutrientes, um deles sendo o potássio e o seu excesso pode auxiliar no ganho de peso e no desequilíbrio de minerais no organismo.

Bentes enfatiza que o potássio em excesso está associado à gastroenterite e a alterações no funcionamento do miocárdio. “De preferência, evite oferecer água de coco ou qualquer outro alimento sem o conhecimento de um médico veterinário”, finalizou.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

O que o seu cãozinho não pode comer da ceia de Natal? Saiba como cortar as unhas do seu pet sem machucá-lo Campanha Dezembro Verde visa combater o abandono de cães e gatos Lotep é pioneira no Brasil com sorteios destinados a apoiar a causa animal