Agência Câmara
A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados promove hoje uma audiência pública sobre o fim da vacinação contra febre aftosa.
LEIA TAMBÉM
O pedido para o debate é dos deputados Jeronimo Goergen (PP-RS) e Schiavinato (PP-PR).
Para Goergen, a retirada da vacinação mostrará ao mundo que a defesa sanitária do Brasil é confiável melhorando as exportações. "Os Estados brasileiros foram divididos em cinco grupos e alguns já vêm solicitando auditoria dos seus sistemas de defesa para antecipar a retirada da vacinação contra a febre aftosa, o que permitirá ao País exportar para mercados que remuneram melhor", explicou.
Schiavinato considera necessário esclarecer o setor produtivo sobre a importância de o Brasil se tornar um país livre da aftosa sem vacinação e seus efeitos comerciais e produtivos.
Foram convidados para a audiência pública:
- o diretor substituto do Departamento de Saúde Animal e Insumos Pecuários do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Bruno Cotta;
- o chefe da Divisão de Febre Aftosa do Departamento de Saúde Animal e Insumos Pecuários do Ministério da Agricultura, Diego Viali;
- o secretário da Agricultura e Abastecimento do Paraná, Norberto Ortigara;
- o secretário de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural de Santa Catarina, Ricardo de Gouvêa; e
- o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul, Covatti Filho.
A audiência ocorre as 14 horas desta terça-feira, no plenário 6.
LEIA MAIS