Agreste Saneamento é finalista do “Oscar do Saneamento” do setor no Brasil

Publicado em 30/11/2022, às 23h54
Foto: Divulgação -

Assessoria

O projeto de ‘Gestão de Monitoramento de Energia Elétrica Ativa e Reativa’ da Agreste Saneamento - empresa do Grupo Iguá, é um dos finalistas no PNQS, considerado o “Oscar” do setor no Brasil. A iniciativa promoveu a redução do consumo de energia suficiente para abastecer 500 residências, proporcionando ganhos ambientais e econômicos.
 
Iniciado em 2019, o projeto trabalhou na melhoria da eficiência energética após implantação de monitoramento online e aperfeiçoamento de equipamentos específicos e maquinários, de forma sistêmica e sustentável. A Agreste Saneamento conseguiu reduzir o consumo energético da companhia em 900.000 kwh somente em 2021.
 
A redução representa uma economia suficiente para abastecer completamente um bairro de Arapiraca – onde está localizada a sede da Agreste Saneamento, com uma média de dois mil moradores ou 500 residências, como, por exemplo, Jardim Tropical ou Padre Antônio Lima Neto.
 
O objetivo, segundo o gestor do projeto e supervisor do Centro de Controle Operacional da Agreste Saneamento, Paulo Felipi, é aumentar a eficiência energética dos equipamentos, diminuir o consumo de energia e poder contribuir com o meio ambiente. Foram recuperados bancos capacitores, painéis elétricos com peças e equipamentos ultrapassados ou danificados, pontos de conexões com alta temperatura e feito o monitoramento e gestão dos bancos capacitores e fatores de potência.
 
“Nossas oito subestações ficam distantes umas das outras, então nós implantamos o monitoramento online, o que facilitou esse processo de identificação da perda energética e decidimos então iniciar uma análise para definir cada ponto necessário de correções e melhorias”, explicou o gestor.
 
Outro grande benefício do projeto de eficiência energética é que ele pode ser replicado em qualquer outra empresa e companhia. A multa por baixo fator de potência pode ser encontrada em qualquer local que utilize equipamentos de grandes proporções e, por isso, o projeto ele pode ser utilizado em outras operações.
 
A Agreste Saneamento também é finalista do Seminário do PNQS na categoria IGS - Inovação da Gestão em Saneamento Ambiental, com o projeto “Agreste Rural: reuso de geobags na agricultura familiar” e concorre também na categoria SQFSA (Selo de Qualidade dos Fornecedores do Saneamento Ambiental).
 
 Sobre a Agreste Saneamento -
A Agreste Saneamento, operação do Grupo Iguá, atua junto com a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) desde 2012 - através de uma parceria público-privada (PPP) - com duração de 30 anos. O objetivo é universalizar o acesso da população a água de qualidade e assegurar melhorias nos sistemas de abastecimento de 10 municípios da região agreste do estado, beneficiando mais de 377 mil pessoas. É considerada uma das melhores empresas para se trabalhar em Alagoas, de acordo com a pesquisa realizada pelo Great Place to Work Brasil (GPTW) nos anos de 2018, 2020, 2021 e 2022. Em 2020, recebeu o destaque nacional entre as 100 melhores empresas de pequeno porte do país pela Revista Pequena Empresas, Grandes Negócios e GPTW. Também foi reconhecida pelo Instituto Trata Brasil como “Caso de Sucesso em Saneamento Básico”. Em 2021, recebeu o troféu “Quíron Bronze” no Prêmio Nacional de Qualidade no Saneamento (PNQS) pelo compromisso com a excelência nos serviços prestados. Já na 4ª edição do Prêmio Sustentabilidade da Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (ABCON) a operação da Iguá em Alagoas foi premiada nas categorias Inovação Técnica e Sociedade e Consumidores por duas iniciativas desenvolvidas no agreste do estado.

LEIA TAMBÉM

Sobre a Iguá Saneamento - Companhia controlada pela IG4 Capital, a Iguá atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por meio de concessões e parcerias público-privadas. Uma das principais empresas do setor no país, está presente em 39 municípios de seis estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Paraná – com 18 operações que beneficiam pouco mais de 7 milhões de pessoas. Signatária da Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa da Organização das Nações Unidas), a companhia aderiu aos movimentos +Água,

Elas Lideram 2030 e Net Zero do programa Ambição 2030, além de se comprometer publicamente, junto ao Science Based Target initiative (SBTi), com a redução das emissões de carbono até 2030. Também assumiu o compromisso empresarial brasileiro para a biodiversidade, do CEBDS em parceria com o wbcsd. Recebeu pela Climate Bonds Initiative (CBI) a certificação do primeiro título verde da América Latina para infraestrutura hídrica. Em 2022, entrou no ranking das 150 empresas mais inovadoras do Brasil de acordo com o Valor Inovação Brasil, e pelo segundo ano consecutivo esteve posicionada no primeiro quartil no ranking internacional do GRESB Assessment. E em 2021 foi eleita, pelo quinto ano consecutivo, uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW).

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Sesau orienta como prevenir doenças mais comuns durante verão Governo de Alagoas antecipa pagamento de 13º salário para servidores públicos e pensionistas Vídeo falso de onças em Alagoas circula nas redes sociais; entenda Médica alagoana que morreu em incêndio na Tailândia será sepultada nesta sexta-feira (10)