Redação
O Instagram anunciou hoje uma novidade no seu formato Stories. Com a próxima atualização, lugares e hashtags também terão suas próprias Stories, compostas pelas imagens postadas pelos usuários com as tags de um local ou com a aquela hashtag. Com isso, cada usuário poderá usar a busca para encontrar Stories relacionadas a assuntos que lhe interessam.
LEIA TAMBÉM
Com a novidade, a aba "Explorar" do Instagram também passará a mostrar Stories que estejam acontecendo perto do usuário. Não se trata de algo totalmente inesperado - já havia especulações sobre a ideia de que o Instagram passaria a criar Stories para lugares e hashtags; ter a função de busca, portanto, faria sentido também.
O TechCrunch opina que intuito da rede social com a mudança parece ser tanto de fazer seus usuários passarem mais tempo no aplicativo quanto de ter mais informação sobre o que eles gostam. Essa informação é valiosa: se o Instagram sabe com precisão quais de seus usuários têm interesse em quais assuntos, ele pode vender publicidade a um preço mais alto.
Uma história de #amor, #aventura e #magia
Quando um usuário publicar uma Story usando uma hashtag ou um marcador de localização, ele terá uma nova opção. Além de enviá-la para a sua própria história e para seus amigos, ele também poderá mandá-la para a história daquela hashtag ou daquele local. Ao fazer isso, aquela história ficará visível para todo mundo que buscar por aquela hashtag ou local no Instagram.
A pessoa que publicar sua Story na história maior de um lugar ou hashtag poderá ver também quantas pessoas viram a sua Story por meio da busca por aquele lugar ou hashtag. Usuários que têm suas contas configuradas como privadas ainda poderão publicar Stories dessa maneira. No entanto, o conteúdo postado por eles só será mostrado a pessoas já autorizadas, por eles, a ver suas postagens.
Para os usuários, além de ser uma nova forma de compartilhar fotos e vídeos, é também um recurso bem útil. Se você quer saber como está o clima na praia antes de decidir se vai passar o fim de semana lá ou não, você pode ver isso pesquisando nos Stories. Se quiser saber se o bar onde você pretendia ir está cheio, pode ver as Stories publicadas naquele bar. Ou se quer saber se o restaurante onde pretendia jantar tem fila de espera, pode fazer o mesmo.
Há também o potencial para que o recurso seja usado para criar comunidades e discussões em torno de certos temas, da mesma maneira que as hastags fazem no Twitter. No entanto, se no Twitter essas discussões costumam ser centradas em texto, é provável que no Instagram elas assumam uma forma mais visual.
LEIA MAIS