Agiotagem disfarçada: em tempo de crise, estouram ofertas de empréstimo ilegal; vídeo

Publicado em 12/05/2016, às 09h56

Redação

Em tempos de crise econômica, o empréstimo facilitado vem atraindo muitos consumidores que, desesperados, terminam recorrendo à alternativa sem prestar atenção aos juros cobrados pelas operadoras e, em alguns casos, não confirmam nem se a negociação é legal.

LEIA TAMBÉM

Sem consulta a órgãos de proteção ao crédito e com o prazo de até 12 vezes para pagar no cartão de crédito, o empréstimo pode ser uma oferta tentadora, mas as facilidades podem esconder o velho crime de agiotagem, que pode resultar em prisão.

Mais de um terço dos brasileiros estão com dívidas em atraso. Nesses momentos de aperto, multiplicam-se os anúncios de dinheiro facilitado, inclusive pelas ruas de Maceió.

Cartazes colados nas ruas da Capital oferecem empréstimos em que o “cliente” precisa apenas ter um cartão de crédito.

A reportagem da TV Pajuçara decidiu investigar um dos supostos contatos anunciados e levar o caso para especialistas, que afirmaram de tratar de agiotagem.

Em contato com um dos suspeitos de cometer o crime, a produção fingiu ser um dos candidatos a empréstimo e sondou quanto seria cobrado de juros. O juros variam de 65% a 80%, dependendo da “empresa”. Se a pessoa pegar mil reais emprestados, ele pagaria doze parcelas de R$ 150, por exemplo.

Veja vídeo com reportagem completa:

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Polícia Militar forma 37 subtenentes em mais uma turma do Curso de Habilitação de Oficiais Joaldo Cavalcante deixa comando da Secretaria de Comunicação de Alagoas Vídeo mostra bomba sendo desarmada após ser arremessada em estabelecimento na Massagueira; veja Passados dois meses, investigação sobre acidente que matou 20 pessoas na Serra da barriga ainda não foi concluída