Agentes de trânsito participam de treinamento sobre Zona Azul

Publicado em 26/01/2017, às 09h27

Redação

Agentes de fiscalização da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Maceió participaram nesta semana de uma palestra sobre o funcionamento da da Zona Azul na cidade. A medida estabelece rotatividade de automóveis em estacionamento nas vias e espaços públicos da capital em áreas comerciais e de grande fluxo evitando assim o parcelamento e o uso inapropriado do espaço urbano por terceiros.

LEIA TAMBÉM

Durante o treinamento, agentes de trânsito foram orientados quanto a questões operacionais de manuseio do aplicativo e dos talões, além dos procedimentos para verificar a situação de cada veículo estacionado. “Capacitar nossos agentes de trânsito para a fiscalização é indispensável para o funcionamento da Zona Azul”, destacou o superintendente da SMTT, Antonio Moura.

Antes do início da fiscalização, a equipe de Educação de Trânsito da SMTT vai fazer um trabalho de orientação nos estacionamentos (bolsões) da Prefeitura de Maceió no entorno dos edifícios Harmony Center e Le Monde, na Jatiúca, com as devidas sinalizações indicativas a fim de instruir os usuários sobre a Zona Azul que entrará em funcionamento nos locais a partir de fevereiro.

Como funcionará a Zona Azul?

A Zona Azul funcionará das 8h às 19h, de segunda a sexta-feira e aos sábados das 8h às 14h. O valor cobrado será de pouco mais de quatro centavos o minuto (R$0,0416) 0u R$ 2,50 por hora.  Nos bolsões (grande áreas) o tempo máximo de permanência será de 4h e nas vias públicas será de 2h.

O usuário poderá realizar o pagamento de duas formas: por meio de aplicativo gratuito para celular a ser disponibilizado tanto para iOS ou Android, ou por meio de cartão em papel, a ser adquirido em pontos comerciais conveniados próximos (bancas de revistas, por exemplo).

O pagamento fracionado por minutos de permanência só é possível via aplicativo, e no cartão, a venda de créditos é somente por hora. O valor arrecadado com a Zona Azul será revertido em investimentos de mobilidade urbana em Maceió.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Defesa Civil interdita via para obras de drenagem em Bebedouro Bombeiros combatem incêndio em estabelecimento comercial em Maceió Influenciadora denuncia assédio sexual em bar na parte baixa de Maceió Vídeo: caminhão bate e danifica poste na Avenida Rotary durante a madrugada