Redação
Em termos individuais, sem dúvidas que maior vencedor da eleição deste ano em Alagoas foi o prefeito João Henrique Caldas (PL), reeleito em Maceió com 83,25% dos votos e levando consigo uma bancada de 11 vereadores do PL de um total de 27 da Câmara Municipal..
LEIA TAMBÉM
O seu PL, no entanto, não elegeu nenhum filiado para comandar outra das 102 prefeituras do Estado.
O governador Paulo Dantas também pode ser considerado vitorioso, por ter como aliados 78 dos 102 prefeitos, sendo 65 do seu MDB – bem mais que os 38 que o partido conseguira eleger há quatro anos.
Já o deputado federal Arthur Lira (PP), presidente da Câmara dos Deputados, contabiliza 27 prefeitos eleitos este ano pelo seu PP, de um total de 42 municípios em que os gestores vitoriosos são seus aliados – um contingente de 873 mil votos no Estado – foram registrados cerca de 1,3 milhão de votos válidos.
Das principais lideranças politicas de Alagoas somente o senadores Renan Calheiros, presidente estadual do MDB, não externou números positivos em relação ao resultado das urnas neste 2024, embora o senador Renan Filho tenha considerado que os emedebistas foram vitoriosos.
Um detalhe curioso respeito da disputa na capital: o último prefeito eleito pelo MDB em Maceió foi Djalma Falcão, no distante ano de 1995 …
LEIA MAIS
Corpo de Bombeiros alerta para riscos no abastecimento de veículos elétricos em garagens no subsolo A pedra no sapato que impede a definição do futuro político do governador Paulo Dantas Casa da Indústria recebe hoje o “1º Workshop Sucroalcooleiro de Alagoas para Descarbonização da Mobilidade” Opinião: “Por que o Brasil bate recorde de recuperações judiciais, mesmo com a economia em crescimento”