Secom Maceió
Nesta terça-feira (28), cerca de 30 adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Fernão Velho participaram da solenidade de entrega de certificados das oficinas de criatividade voltadas para o mundo do trabalho.
LEIA TAMBÉM
Essa capacitação faz parte das ações do Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho) gerido pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), com a parceria do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). Durante as oficinas, os adolescentes participaram de atividades abordando as etapas do processo seletivo, currículo, entrevista, postura profissional e imagem pessoal.
Para o vice-prefeito e secretário municipal de Assistência Social, Marcelo Palmeira, é necessário capacitar os jovens pensando no futuro. “É uma alegria poder entregar esses certificados para jovens de 16 a 22 anos assistidos pela Semas, porque é nessa idade que eles começam a pensar no futuro com mais responsabilidade. Agradecemos a parceria com o CIEE e ampliaremos essa parceria, para que mais jovens sejam capacitados e possam entrar no mercado de trabalho da forma correta”, disse.
Ainda segundo Palmeira, os maiores de 18 anos, já terão a oportunidade de participar do processo seletivo do Programa Criança Feliz. “Além do Criança Feliz, estudaremos uma maneira para que os mais novos atuem como jovens aprendizes aqui na Semas”, concluiu.
A assistente social do CIEE, Juliana Barros, destacou a importância dessa parceria. “Nós que fazemos o CIEE, queremos reafirmar o nosso compromisso com a Semas. O principal objetivo das oficinas foi alcançado, que foi fazê-los conhecer o mundo trabalho e se conhecer melhor para lutarem pelos seus objetivos. Esses adolescentes terão grandes chances de conseguirem uma colocação no mercado de trabalho”, falou Juliana.
O adolescente Bryan Macena, de 14 anos, participou das oficinas de criatividade. “Frequento o Serviço de Convivência desde 2016. Foi muito bom poder participar das oficinas do CIEE. A gente aprendeu como fazer um currículo, como se comportar numa entrevista de trabalho. Vai nos ajudar muito a estar bem preparado para o mercado de trabalho”, disse.
Além das oficinas, os adolescentes também tiveram acesso a cursos online gratuitos e orientações sobre o mercado de trabalho no site do CIEE. Eles também serão incluídos no banco de dados do centro e terão prioridade nos encaminhamentos.
O Programa Acessuas Trabalho programa busca a autonomia das famílias usuárias da Política de Assistência Social, por meio da integração ao mundo do trabalho. O programa também busca articulação com outras políticas públicas encaminhamento e acompanhamento de pessoas em situação de vulnerabilidade e/ou risco social para acesso a oportunidades relacionadas ao trabalho e emprego.
LEIA MAIS