Adolescente de 12 anos é monitorada com suspeita de hepatite aguda, diz Sesau

Publicado em 04/06/2022, às 14h08
Reprodução/ThinkStock -

Redação TNH1

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) confirmou neste sábado, 4, que está monitorando uma adolescente de 12 anos por suspeita de hepatite aguda de "etiologia a esclarecer". A situação da jovem se encontra atualmente em investigação laboratorial. 

LEIA TAMBÉM

"Conforme o Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde (Cievs), trata-se de uma adolescente de 12 anos, residente no município de Canapi, que foi submetida a atendimento ambulatorial, por apresentar aumento das taxas de enzimas no fígado", diz a Sesau em nota de esclarecimento enviada ao TNH1

A pasta esclarece ainda que a adolescente não necessitou ser hospitalizada e permanece em monitoramento pelo Cievs até que haja conclusão do caso.

O número de casos da hepatite misteriosa infantil em investigação no Brasil subiu para 64, segundo informações do Ministério da Saúde no final do mês de maio. Ao todo, a pasta recebeu 76 notificações, das quais 12 foram descartadas. Pelo menos 15 estados tinham casos sob suspeita. Com Alagoas, agora o número aumentou. 

A hepatite e a possível causa - A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ter diversas causas, incluindo infecções virais e consumo excessivo de álcool. Os vírus conhecidos que causam a hepatite são A, B, C, D e E. Ainda há a hepatite autoimune, em que o próprio sistema imunológico do corpo ataca o fígado.

No caso da hepatite aguda misteriosa, os vírus conhecidos não foram identificados. A suspeita é de que uma mudança no genoma de um adenovírus possa ser a causa deste surto. Os adenovírus são os vírus causadores dos resfriados comuns.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Sesau orienta como prevenir doenças mais comuns durante verão Governo de Alagoas antecipa pagamento de 13º salário para servidores públicos e pensionistas Vídeo falso de onças em Alagoas circula nas redes sociais; entenda Médica alagoana que morreu em incêndio na Tailândia será sepultada nesta sexta-feira (10)