Lis Nunes
LEIA TAMBÉM
Por aqui, desde o final de semana, que meu pequeno Otto, de 3 anos, está com sintomas de febre, coriza, dores abdominais, conjuntivite. E aí já viu, noites em claro, irritação, e mãe e pai de cabelo em pé. Olhe, mil vezes a gente ficar doente do que ele.
Seguimos cuidando e tratando. E como já esperado, não é só Otto quem está doente. Tem muita gente por aí com o mesmo vírus que ele. Estou falando do Adenovírus. Aproveitei e bati um papo com a médica pediatra Dra Suzana Marinho, para saber mais sobre esse vírus e, claro, ajudar muitas famílias que nos acompanham aqui. Se liga!
O que é o adenovírus?
Dra Suzana Marinho: Os adenovírus são agentes infecciosos que podem causar infecções em pessoas de qualquer idade, especialmente nas crianças. São conhecidos 51 tipos desse vírus, divididos em 06 subgrupos (nomeados de A a F). As doenças respiratórias transmitidas pelo adenovírus são mais comunismo final do inverno, primavera e início do verão. Quando acometem, o aparelho digestivo, podem ocorrer em qualquer época do ano e são mais frequentes nos primeiros 4 anos de vida.
Qual o período de incubação?
SM: Nas infecções respiratórias esse período pode variar de 2 a 14 dias e nas do trato intestinal, entre 3 e 10 dias. Nessa fase a pessoa infectada pode transmitir o vírus sem sequer saber que havia sido infectada.
Como é a transmissão?
SM: Pode ser pelo contato direto com gotículas das secreções infectadas eliminadas quando a pessoa tosse ou espirra, ou por objetos contaminados como brinquedos, dinheiro, maçanetas de portas, aparelhos telefônicos. A transmissão tb pode ocorrer pela ingestão de água e/ou alimentos contaminados. A falta de cuidado com a higiene das mãos é que mais contribui para a transmissão do adenovírus.
Dra Suzana, quais os sinais e sintomas?
SM: O adenovírus pode causar infecções em diversos órgãos mas tem preferência pelas vias respiratórias e pelos órgãos do trato digestivo e olhos. Febre, tosse, coriza, dor de cabeça, de garganta e de ouvido, faringite, nariz entupido e conjuntivite são sinais característicos da infecção do trato respiratório, independente da faixa etária. Diarreia, vômitos e dores abdominais são sinais da infecção que afeta o sistema gastrointestinal.
Diagnóstico?
SM: Importante os sintomas clínicos do paciente e alguns exames laboratoriais.
Como é feito o tratamento?
SM: Na maioria dos casos, são doenças benignas, autolimitadas, que regridem espontaneamente em poucos dias. Em algumas situações é necessário o uso de medicações para alívio dos sintomas e controle das complicações. Repouso, reidratação oral, alimentação saudável e variada, desobstrução nasal com soro fisiológico são medidas de suporte importantes patão tratamento da infecção pelo adenovírus.
ATENÇÃO: Os antibióticos são ineficazes para o tratamento de todos os processos desencadeados pelo adenovírus.
Por fim, como devemos prevenir?
SM: A melhor maneira de prevenir a infecção pelo adenovírus é adotar medidas básicas de higiene e entre elas a mais importante é a lavagem das mãos com água e sabão. Cobrir a boca e o nariz com um lenço de papel quando tossimos e espirramos também é importante forma de evitar o contágio.
Esse post é necessário é feito de mãe pra mães.
Beijos carinhosos e até o próximo
LEIA MAIS
Moda à Mercado das Artes 31 Mercado das Artes 31: o lugar certo para garimpar artesanato e muita decoração Minas Trend: amanhã começa o maior salão de negócios de Moda da América Latina Minas Trend: já estamos em contagem regressiva