Redação
A Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Alagoas (Ademi-AL) e o Sindicato da Indústria da Construção do Estado de Alagoas (Sinduscon) lançaram, na noite de ontem (5), o Manual de Uso, Operação e Manutenção de edificações, um instrumento para a segurança e a durabilidade das construções no Estado.
LEIA TAMBÉM
Entre as principais orientações do manual está a de que o uso do imóvel seja compatível com as características para as quais foi projetado e construído. De acordo com o presidente da Ademi-AL, Jubson Uchôa (foto acima), o manual também orienta que as operações de limpeza, conservação e manutenção sejam feitas de formas corretas.
“Muitas vezes a construtora é chamada para resolver esse tipo de problema, mas quando chega constata que não é um serviço mal executado, e sim decorrência de uma manutenção mal feita. Existem os elevadores, questão de entupimentos que geralmente apresentam essas questões por falta de manutenção”, explicou.
Com o manual, es entidades querem que os usuários saibam o que fazer para manter a conservação das características originais pelo maior tempo possível.
“Esse documento tem a finalidade de apresentar para síndicos, administradoras da condomínios e o próprio comprador do empreendimento, o conhecimento sobre uso, operação, manutenção e garantia do seu empreendimento, porque assim como um eletrodoméstico e um carro tem manual e garantia, um imóvel também tem”, afirmou Jubson Uchôa.
Assista à matéria completa:
LEIA MAIS