Ações marcam abertura do Maceió Rosa neste domingo, na orla

Publicado em 27/09/2017, às 12h12

Redação

A Prefeitura de Maceió realiza anualmente a campanha Maceió Rosa, um conjunto de atividades de mobilização para a prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama. A ação faz parte da campanha nacional Outubro Rosa e promove ações de conscientização sobre a doença.

LEIA TAMBÉM

A campanha será aberta no próximo domingo (1º), com apresentações artísticas, aula de zumba, doação de cabelo, aferição de pressão e panfletagem, orla de Ponta Verde, na Rua Fechada . No local, também estará à venda a camisa da campanha, cuja arrecadação das vendas será destinada a instituições que apoiam pessoas em tratamento.

A programação prossegue na segunda-feira (2), quando haverá café da manhã de lançamento da campanha para a imprensa no Maceió Shopping a partir das 8h e durante todo o mês, haverá ações itinerantes em diferentes localidades de Maceió.

O Maceió Rosa é coordenado pela primeira-dama da capital, Tatiana Palmeira. “Precisamos alertar as maceioenses sobre os cuidados com a saúde para evitar problemas como o câncer de mama. É preciso ter uma vida saudável, praticar esportes e realizar o auto-exame para evitar novos casos da doença. Realizaremos diversas ações e estaremos, durante todo o mês, com atividades educativas e de saúde em toda a capital”, disse a coordenadora do evento, a primeira-dama da capital, Tatiana Palmeira.

Uma das parceiras do Maceió Rosa, a Rede Feminina de Combate ao Câncer conta com a força das voluntárias para prestar apoio aos pacientes de câncer em tratamento na Santa Casa de Misericórdia de Maceió. A rede possui uma Casa de Apoio, com 40 leitos e hospeda pacientes vindo do interior do Estado, em tratamento de radio e quimioterapia. As contribuições podem ser feitas por doações diversas, como cestas básicas, ajudas financeiras, fraldas geriátricas, lenços, roupas, bijouterias, etc.

Segundo a presidente da Rede Feminina, Fátima Canuto, o grande objetivo da campanha é que as pessoas sejam curadas. “Participamos do Outubro Rosa há nove anos e nos últimos quatro anos temos o apoio total da Prefeitura de Maceió, que só veio a engrandecer esse trabalho com o Maceió Rosa, tornando a campanha muito maior ao atingir um grande número de pessoas. Essa parceria com a prefeitura e outras entidades, deu ao evento outra dimensão”, disse.

Ainda segundo Fátima, durante todo o mês de outubro, informações importantes serão levadas a toda população. “Muita gente desconhece a importância da detecção precoce do câncer de mama, dos exames que têm o direito de fazer, como a mamografia. Poucos sabem que, por lei, devem iniciar o tratamento em até 60 dias após o diagnóstico, porque quanto mais cedo for diagnosticada a doença, mais chances eles terão de cura”, ressaltou.

Outra parceira na campanha, o Grupo de Mama Renascer é uma Organização Não Governamental, sem fins lucrativos, constituído por mulheres que foram diagnosticadas com câncer de mama e mastectomizadas. Este grupo tem por finalidade o resgate da autoestima, através da busca por melhor qualidade de vida. Fundado em 2008, hoje tem mais de 100 mulheres associadas e conta com cerca de 15 voluntárias. Esta entidade não tem sede própria e utiliza um pequeno espaço cedido na Unidade de Saúde Especializada PAM Salgadinho.

“Graças a nossa parceria com a Prefeitura nossa visibilidade cresceu. Desde o primeiro Maceió Rosa, em 2014, sentimos que as pessoas têm procurado se informar e se cuidar mais e isso e muito bom”, destacou a presidente do Grupo de Mama Renascer, Nadja Reis.

Corrida Solidária

No dia 20 de outubro, dentro da programação do Maceió Rosa, acontece a III Corrida Solidária Maceió Rosa – Atitude Exige Coragem. A prova, com percurso de 5 km ou caminhada, será realizada na praia da Pajuçara, às 20 horas. As inscrições estão abertas no site www.contimeassessoria.com.br e os participantes devem levar um pacote de leite na retirada dos kits. Toda a renda será revertida para as instituições participantes do evento.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Bombeiros resgatam cinco pessoas de afogamento na Praia da Sereia Vigilância Sanitária apreende 500 kg de carnes estragadas em supermercado de Maceió Peixe-boi “abraça” jangada em praia de Maceió; veja vídeos Complexo administrativo de Maceió é leiloado; investimento previsto é de R$200 milhões