Ação combate poluição visual e obstrução de vias públicas

Publicado em 23/09/2019, às 19h17
Reprodução/Secom Maceió -

Secom Maceió

Equipes de fiscalização da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) se dividiram nesta segunda-feira (23) em diversos pontos da parte baixa da cidade para combater a poluição visual e retirar a publicidade irregular fixada em árvores, postes e colunas. Com o apoio da Guarda Municipal os fiscais percorreram diversos pontos dos bairros de Ponta Verde e Jatiúca.

LEIA TAMBÉM

O titular da Semscs, Enio Bolivar, ressalta que a ideia é realizar uma ação educativa para manter a cidade visualmente limpa. “O objetivo é, mais uma vez, conscientizar a população da importância de ter uma cidade limpa, onde a gente possa circular e não haver essa quantidade poluição visual. Vamos fazer isso tudo de forma ordeira. Também é muito importante que a população faça sua parte. Quando virem esse tipo de prática, denunciem no telefone da Semscs (3315-4747). Além disso, estamos trabalhando para coibir a prática abusiva de obstruir o passeio com barracas, carrinhos, cavaletes, cones, entre outros. Enfim, além de educativa, a ação é também punitiva. Quando os casos reincidirem, vamos fazer a retirada e os autores ficam sujeitos à multas”, disse.

Na ação de hoje, as principais irregularidades encontradas foram anúncios sem autorização, obstrução do passeio público, instalações elétricas irregulares, ambulantes sem autorização e estabelecimentos sem alvará de funcionamento. Além disso, foram apreendidos cerca de 200 itens que estavam instalados ilegalmente.

Como regularizar

O processo de poluição visual é caracterizado pela presença de anúncios e equipamentos destinados à comunicação visual, tais como cartazes publicitários, placas, pichações, entre outros. Essa situação gera desconforto visual para a população, prejudica a mobilidade e a acessibilidade urbanas, além de infringir a legislação.

Para solicitar autorização é necessário dirigir-se à sede da Semscs, situada à Rua Alexandre Passos, s/n, Jaraguá, levando RG, CPF e comprovante de residência do requerente (original e cópia), croqui do material publicitário em questão e CNPJ (em caso de pessoa jurídica). Após preencher o requerimento – e com base nas características do material publicitário – o requerente será orientado sobre a eventual necessidade de outros documentos e providências.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Complexo administrativo de Maceió é leiloado; investimento previsto é de R$200 milhões Confira a programação do Verão Massayó neste sábado (18) Veja horários da visitação gratuita aos navios da Marinha do Brasil no Porto de Maceió Polícia Científica faz exames para descobrir causas do incêndio em hotel na Pajuçara