Acabou a ficha: pacientes reclamam de marcação somente por WhatsApp em posto de saúde de Maceió

Publicado em 26/07/2022, às 10h45
Foto: Reprodução/Balanço Geral -

TNH1

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Antônio de Pádua Cavalcante, localizada no bairro Petrópolis, em Maceió, iniciou o processo de marcação de consultas e exames através do WhatsApp, na última segunda, 25. Mas o processo de "modernização" está deixando pacientes insatisfeitos, porque boa parte do público atendido não tem acesso às tecnologias. 

LEIA TAMBÉM

Em entrevista ao programa Balanço Geral Alagoas, da TV Pajuçara/RecordTV, pacientes relataram dificuldades em marcar os exames online por não possuírem os meios necessários. “Eu não tenho celular com WhatsApp. Como é que a gente vai conseguir marcar um exame com isso aqui [celular lanterninha]?”, aponta Maria Cristina.

Anteriormente, a marcação de exames no local era realizada pelo Complexo Regulador Assistencial de Maceió (Cora) através de fichas. Agora o Cora foi substituído pelo Centro de Gestão Integrada da Saúde (CEGIS), que implantou a marcação online.

Maria Cristina relatou que recebeu a informação de que existem exames específicos que somente são marcados através do celular. Com a medida, os usuários do posto de saúde que não possuem aparelhos que suportam a tecnologia, ou que não possuam conexão de internet, também ficam sem acesso à marcação dos exames.

José Cícero de Souza é outro paciente da UBS e lembra a facilidade que tinha anteriormente, através do extinto Cora. “Se dava uma ficha e se marcava uma consulta. Agora, nem isso tem, porque vai marcar pelo WhatsApp ou pelo QRCode e tem gente que não sabe nem o que é”, relata José Cícero. 

De acordo com o apurado pela reportagem do Balanço Geral Alagoas, a direção da Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Antônio de Pádua Cavalcante está em férias e, atualmente, é uma assistente social que está tomando as providências sobre a situação relatada pelos pacientes.

O TNH1 tentou contato com a Secretaria Municipal de Saúde, mas não obteve resposta. 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Homem com sinais de embriaguez é socorrido após cair de ponte no Salgadinho Após varias prisões no primeiro dia, Prefeitura aumenta policiamento no Verão Massayó Imagem de grupo detido no Verão Massayó viraliza nas redes sociais Verão Massayó 2025 terá 15 linhas de ônibus gratuitas até o evento