Abril Verde: campanha alerta sobre riscos e ações preventivas no ambiente de trabalho

Publicado em 01/04/2023, às 08h11
Pexels -

Assessoria

Com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância da segurança e saúde do trabalhador, o Abril Verde tem como foco alertar sobre a necessidade de prevenir acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. O reconhecimento do risco do ambiente de trabalho é um ponto chave muitas vezes menosprezado pelas empresas, mas que necessita de atenção para garantir a saúde e segurança dos trabalhadores.

LEIA TAMBÉM

Especialista quando se trata do assunto, o engenheiro em Segurança do Trabalho e sócio da SOMA - Segurança do Trabalho, Reylon Feijó, alerta para os acidentes que possuem maior incidência dentro de ambientes laborais no Brasil. São eles: quedas, contusões, choques elétricos e intoxicações. 

“O primeiro passo das organizações é elaborar e implementar o PGR (Programa de Gerenciamento de Riscos), este documento inicial irá determinar quais são os perigos dos quais os trabalhadores podem estar expostos em suas atividades, tal como, qual o potencial de dano à saúde que a atividade causará. A partir da elaboração deste documento, a empresa dará o primeiro passo para iniciar sua cultura de segurança”, explica o engenheiro. 

Para construir um ambiente mais seguro para o trabalhador dentro da empresa, é preciso ficar atento às atividades laborais e como elas podem impactar na saúde. Além disso, em funções que é necessário o uso do Equipamento de Proteção Individual (EPI) é preciso fazer o acompanhamento e fiscalização sobre o uso adequado.

O Abril Verde

O dia 28 deste mês marca no calendário o Dia Mundial da Saúde e Segurança do Trabalho. Essa data foi escolhida em virtude da tragédia ocorrida em 1969, quando uma explosão em uma mina nos Estados Unidos matou 78 trabalhadores. Durante os 30 dias de campanha são realizadas diversas ações de conscientização para gestores e colaboradores, chamando atenção para a temática.
 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Professora é condenada por estupro de vulnerável no Rio Grande do Sul Vizinho confunde cortina amarrada com corpo pendurado e aciona os bombeiros Cobra anda em pista de aeroporto e interrompe decolagem de avião em MT Médicos faziam procedimentos estéticos em membros do PCC presos, diz Promotoria