Abandono: veja como está a mansão de Pelé um ano e meio após a morte dele

Publicado em 26/06/2024, às 10h15
Pelé | Bruno Santos/Folhapress -

João Victor Souza*

Abandono, deterioração e alvo de atos de vandalismo. Uma mansão de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, que morreu aos 82 anos em dezembro de 2022, vítima de câncer no cólon, mostra que, com o passar do tempo, o descuido fez destruir ainda mais o que o rei do futebol investiu nas últimas décadas.

LEIA TAMBÉM

O advogado de Edinho, filho de Pelé, e responsável pela administração dos bens do pai, desmentiu as versões dos moradores locais, afirmando que o imóvel em Guarujá (SP) não está abandonado. A casa foi a penúltima residência de Pelé antes de ele se mudar para o Jardim Acapulco, na mesma cidade, onde viveu com sua esposa, Márcia Aoki.

Segundo relatos dos moradores, após a morte do Rei do Futebol, os funcionários da mansão foram dispensados, iniciando assim o estado de abandono do imóvel. Além disso, criminosos usaram as árvores ao redor para invadir a casa e roubar fios de cobre.

A residência, que antes possuía um transformador de energia exclusivo, agora está sem luz elétrica.

De quem é a casa?

A viúva Márcia abriu mão de ser a inventariante do Rei do Futebol. Por este motivo, o filho Edinho assumiu o posto.

O advogado afirmou que a residência possui problemas estruturais, mas ressaltou que estes "já estão sendo cuidados".

"A ação dos vândalos ocorre em um momento de reestruturação e diz respeito à ausência de segurança naquele local. No mais, todos esses pontos estão sendo cuidados pelo Espólio [conjunto de bens]", explicou o advogado.

O processo de inventário, no entanto, está em segredo de Justiça. Conforme registrado no documento, a justificativa do desembargador Miguel Brandi, do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), foi de que esta é uma ação envolvendo uma "pessoa conhecida e reconhecida mundialmente".

*Com informações do g1 e do Diário do Centro do Mundo

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Funcionária encontra celular escondido com câmera ligada no banheiro de empresa Piruinha, bicheiro mais velho da antiga cúpula do jogo no Rio, morre aos 95 anos 50 pessoas ficam feridas em acidente com ônibus que saiu de Alagoas para o Paraná China suspende compra de soja de 5 exportadoras brasileiras