A situação política de Arthur Lira vai definir o cenário da eleição de 2026 em Alagoas

Publicado em 22/10/2024, às 10h02

Redação

A eleição municipal mal acabou e as atenções do mundo político, em Alagoas, já se voltam para 2026, quando deveremos escolher o presidente da República, o governador, dois senadores, 9 deputados federais e 27 deputados estaduais.

LEIA TAMBÉM

Considerando-se a quantidade de vereadores e prefeitos eleitos, há de se verificar que o grupo partidário liderado pelo MDB, atual inquilino do Palácio República dos Palmares, venceu; levando-se em conta a quantidade de votos, a oposição pode ser considerada vitoriosa no Estado.

As peças principais para o xadrez a ser jogado daqui a dois anos são, pelo lado governista, lideranças do MDB – governador Paulo Dantas, senadores Renan Calheiros e Renan Filho, deputado Marcelo Victor, presidente da Assembleia Legislativa, o prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa – e do PDT – vice-governador Ronaldo Lessa.

Do lado oposicionista ao governo estadual, o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (PL) e o deputado federal Arthur Lira (PP) são os expoentes para os cargos majoritários a serem disputados.

As definições para 2026, entretanto, estão temporariamente sobrestadas em Alagoas até fevereiro de 2025, quando será escolhido o futuro presidente da Câmara dos Deputados.

O poder político de Arthur Lira e sua influência na próxima eleição dependem fundamentalmente de ele conseguir fazer seu seu sucessor na presidência da Câmara e, com isso, manter sua força no contexto nacional.

O ano para ele tem sido positivo – saiu-se bem no resultado geral da eleição municipal e seu pai, Benedito de Lira, foi reeleito prefeito da Barra de São Miguel -, porém passa a depender de eleger um aliado para lhe suceder na Câmara.

Em síntese: Arthur está politicamente entre permanecer na evidência que alcançou ou se integrar ao baixo clero do Congresso Nacional.

 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Corpo de Bombeiros alerta para riscos no abastecimento de veículos elétricos em garagens no subsolo A pedra no sapato que impede a definição do futuro político do governador Paulo Dantas Casa da Indústria recebe hoje o “1º Workshop Sucroalcooleiro de Alagoas para Descarbonização da Mobilidade” Opinião: “Por que o Brasil bate recorde de recuperações judiciais, mesmo com a economia em crescimento”