A origem da rainha das flores, a tulipa

Publicado em 11/03/2024, às 08h02

Luan Paz

Foto de Esther Gorlee na Unsplash

Você já deve conhecer como a flor nacional da Holanda, o maior produtor mundial de tulipas, mas sabia que ela não é nativa dos Países Baixos? Apesar de toda a identificação cultural e econômica, essa flor é originária da Turquia, um país que faz parte da Europa e da Ásia.

LEIA TAMBÉM

Por volta do ano de 1560, o comerciante holandês, Conrad von Gesner levou alguns bulbos de uma planta turca conhecida como tülbend e que logo conquistou os corações dos holandeses e dos europeus. Por serem fáceis de cultivar, os bulbos se espalharam pela região e ocasionaram, no século XVII uma das primeiras crises financeiras da humanidade, com consequências econômicas importantes para a região.

Essa flor ornamental é muito cultivada por conta da sua beleza,  utilizada nas áreas de decoração e paisagismo, conhecida também como mensageira da primavera e podem atingir de 30 a 60 cm de altura, colocam apenas uma flor com seis pétalas e coloração e formatos variados.

Foto de AXP Photography na Unsplash

Na Holanda, um dos principais cartões postais são os grandes jardins de cultivo de tulipa, que são abertos para visitação na época da primavera, como por exemplo o Parque Keukenhof, fundado em 1949 por um grupo de 20 produtores de bulbos, conhecido como o Parque das Tulipas e considerado a vitrine da floricultura holandesa com aproximadamente sete milhões de flores que formam grandes tapetes coloridos. Essa atividade comercial é a quarta mais importante do país europeu. No Brasil, o maior produtor é a cidade paulista de Holambra, que, além de importar bulbos holandeses, exportam a produção para o mercado norte americano.

E se você também é um apaixonado por tulipas, saiba que, apesar de serem encontradas em diversas regiões do Brasil, elas exigem alguns cuidados especiais e não toleram muito altas temperaturas, preferindo regiões de climas mais temperados e frios. E para cultivar na sua casa ou jardim, escolha locais com pouca luz solar, pois preferem o sol da manhã, regue com cuidado para não encharcar o solo, porque elas não toleram excesso excesso de água, não esqueça de fertilizar sua planta e escolha a época certa do ano, inicie o cultivo no outono, quando as temperaturas são mais amenas e o clima começa a esfriar.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Você sabe o que é topiaria? Conheça quatro tipos raros de orquídeas Por que o caudex da rosa do deserto fica mole? E o que fazer quando isso acontece? Quais os melhores adubos para orquídeas?