A magia da tuia holandesa no Natal

Publicado em 08/12/2023, às 09h53 - Atualizado às 09h53

Luan Paz

Está chegando o Natal e de deixarmos nossa casa super decorada para receber a família e os amigos e o que não pode faltar? Ela mesma, a nossa árvore natalina, mas você sabia que pode utilizar algumas espécies naturais nessa decoração? Então hoje eu trago um pouco mais sobre a tuia holandesa ou pinheirinho, essa planta que tem o formato das tradicionais árvores de Natal.

LEIA TAMBÉM

A tuia holandesa é uma conífera, cujo nome científico é Cupressaceae macrocarpa se parece com um pinheirinho. De pequeno porte, suas folhas têm coloração que variam entre verde-limão e dourado e possuem um leve aroma de limão. Apesar do nome, essa planta é uma variedade desenvolvida na Inglaterra, a partir de uma planta de origem norte-americana, uma viagem e tanto!

São caracterizadas por troncos quase retos e folhas compostas de vários filamentos verdes, geralmente graças ao padrão de crescimento da planta são moldadas para ficarem em forma de cones bem esticados. Por isso são tão utilizadas para decoração natalina.

Mas e quais os cuidados que você deve ter para manter a sua planta saudável durante todo o ano? A primeira coisa é que, apesar de serem plantas de sol pleno e se adaptarem ao nosso país, elas são originárias de locais de clima mais temperado, por isso o ideal é dar uma certa proteção à sua planta: coloque-as em locais com bastante luminosidade natural, mas que não recebam luz direta durante todo o dia, sobretudo nas épocas mais quentes do ano.

Elas gostam bastante de água, mas não precisa exagerar. A recomendação do teste do dedo ou do palito é válida também para ela, ou seja, sempre que o solo estiver seco é hora de regar sua planta. Elas possuem um crescimento lento nos primeiros anos, mas a taxa de crescimento vai aumentando com o passar do tempo, apesar disso, você pode cultivar em vasos, lembrando sempre de adaptá-lo para o tamanho da sua tuia.

Quanto à decoração durante o Natal, use sua imaginação, mas prefira utilizar luz fria, caso opte por pisca-pisca. Eu gosto muito de luzes durante o período natalino, mas prefiro não colocar pisca-pisca nas plantas para evitar estressá-las, prefiro decorar e utilizar luzes verdes destacando suas folhas, mas você é livre para fazer da melhor forma!

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Você sabe o que é topiaria? Conheça quatro tipos raros de orquídeas Por que o caudex da rosa do deserto fica mole? E o que fazer quando isso acontece? Quais os melhores adubos para orquídeas?