A relevância de Ronaldo Lessa no contexto eleitoral de 2026 não pode nem deve ser subestimada

Publicado em 02/07/2024, às 08h15

Redação

Como a três meses da votação os cenários parecem definidos nos dois maiores colégios eleitorais de Alagoas neste ano, indicando a reeleição dos atuais prefeitos em Maceió (JHC) e Arapiraca (Luciano Barbosa), a movimentação de bastidores converge, desde já, para a disputa política de 2026.

LEIA TAMBÉM

E começa a entrar em pauta o nome do vice-governador Ronaldo Lessa (PDT), que, com a forte possibilidade de Paulo Dantas (MDB) deixar o governo para concorrer ao Senado ou à Câmara dos Deputados, é sucessor natural do atual governador para concluir o mandato para o qual foram eleitos – essa é uma possibilidade real e legal.

Especulações começam a surgir em relação ao futuro de Ronaldo Lessa:

1 . apoiar para o governo o nome a ser escolhido pelo seu atual grupo político, que no MDB as maior legenda e as principais lideranças;

2 . ser ele próprio candidato à reeleição, com ou sem o apoio desse grupo, porém com a estrutura administrativa do Estado em suas mãos, o que lhe daria, segundo entendidos em política, cerca de 30% dos votos;

3 . renunciar à vice governadoria em abril de 2026, acompanhando Paulo Dantas, e aceitar um importante cargo em nível federal que valesse por uma aposentadoria política – por exemplo, ministro do Tribunal de Contas da União.

Nessa última hipótese, a Assembleia Legislativa teria de eleger, de forma indireta, um governador e um vice “tampão”, tal qual aconteceu com Dantas e o próprio Lessa, escolhidos pelos deputados estaduais, em 2022, para concluir o mandato de Renan Filho.

Enquanto aguarda de camarote o desenrolar de tais possibilidades, Ronaldo Lessa vai prosseguindo com o seu mais recente estilo de ser: de poucas declarações, seguindo rigorosamente o ritual de discrição adequado a um vice.

Ele sabe, mais do que ninguém, que, em qualquer circunstância, é a pessoa mais importante do xadrez político a ser jogado em 2026.

Sua trajetória indica isso: foi, seguidamente, deputado estadual, vereador, prefeito de Maceió, duas vezes governador do Estado, deputado federal, vice-prefeito de Maceió e, no momento, vice governador de Alagoas.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Corpo de Bombeiros alerta para riscos no abastecimento de veículos elétricos em garagens no subsolo A pedra no sapato que impede a definição do futuro político do governador Paulo Dantas Casa da Indústria recebe hoje o “1º Workshop Sucroalcooleiro de Alagoas para Descarbonização da Mobilidade” Opinião: “Por que o Brasil bate recorde de recuperações judiciais, mesmo com a economia em crescimento”