A idade avançada do pet merece atenção redobrada por parte dos tutores

Publicado em 09/08/2023, às 06h36 - Atualizado às 06h37

Deisy Nascimento

LEIA TAMBÉM

Quando você começa a criar um cão ou gato geralmente pega o bichinho de estimação ainda filhote, cheio de energia e cheio de saúde. Ele interage bastante, come suas sandálias, sofás, brinquedos e outros itens da casa. Mas, a situação passa a ficar diferente com o passar dos anos, principalmente quando ele se torna um idoso. Aí é que os cuidados precisam ser intensificados.

Conversamos, nesta semana, com a médica veterinária da Harmony Pet, Carla Loureiro, que é especializada em acupuntura, neurologia, fisioterapia e reabilitação veterinária, e ela disse que: “a idade é um fator que pode desencadear a Disfunção Cognitiva Canina e também em outras espécies, como os felinos, os sinais de envelhecimento, podem trazer sinais de dificuldade na mobilidade, capacidade de auto higiene a atividade física reduzida”.

Os sinais mais comuns são:

– Desorientação;
– Mudanças na interação com pessoas/animais;
– Alterações no ciclo do sono, vigília;
– Falha no aprendizado/memória e nível de atividades alteradas;
– Diminuição da acuidadevisual e surdez podem surgir também.

Pode-se prevenir o surgimento dessa doença com algumas medidas:

– Mudanças na dieta;
– Uso de vitaminas específicas;
– Antioxidantes;
– Medicá-lo com farmácos específicos para sua necessidade individual.

Loureiro complementou que o enriquecimento ambiental e mudanças no manejo do pet pode ser utilizada também. Adequações no ambiente e manejo podem torná-lo ativo e saudável. Cabe a família se adaptar às necessidades do seu cão ou gato e ter uma rotina de atividade física e adequar as condições fisiológicas e alimentares diárias. Adaptações no ambiente, posição dos móveis, escadas e declives. “Muitas vezes é necessário estimulá-lo a procurar água, comida e realizar passeios. Fornecer, ainda, suplementos e medicamentos diários. Tornar o acesso a água e comida mais fáceis. Ter paciência com as mudanças de horário de sono, vocalização e higiene”, explicou a especialista.

Importante saber que esta é a fase da vida em que eles mais precisam de NÓS! Portanto, dê sempre o suporte veterinário que eles necessitam. Cuide bem daquele que sempre lhe trouxe amor e alegrias.

Siga @harmonypet.vet

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

De quanto em quanto tempo o cão e o gato podem tomar banho? Programa de Apoio aos Animais promove Feira de Adoção Você sabia que dormir com um cão pode trazer vários benefícios? Quais os cheiros que os cães não suportam?