Flávio Gomes de Barros
Quando se fala a respeito das eleições de 2026 em Alagoas, quatro politicos são imediatamente lembrados, pela força política que efetivamente possuem: os senadores Renan Calheiros e Renan Filho, ambos do MDB, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), e o prefeito João Henrique Caldas (PL), reeleito com grande votação.
LEIA TAMBÉM
São colocados em segundo plano dois personagens, apesar de igualmente fortes politicamente e filiados ao MDB: o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Victor, e o governador Paulo Dantas.
Só para lembrar, Marcelo Victor tem se revelado o "rei dos bastidores" na política alagoana - basta dizer que na sua última recondução ao cargo recebeu os votos de todos os 27 deputados estaduais e foi dele, em 2022, a articulação que fez de Dantas o sucessor de Renan Filho no governo.
Quanto a Paulo Dantas, além de extremamente vinculado ao presidente da ALE, é "apenas" o ocupante do Palácio República dos Palmares e o dono da caneta até 31 de dezembro de 2026 - ainda por cima tem no PSB um outro partido para chamar de seu.
São também, sem nenhuma dúvida, duas ilustres (e fortes) figuras do nosso quadro eleitoral.
LEIA MAIS
A nova postura do MDB e o cenário para 2026 Ministro Fachin: "Não cabe ao árbitro construir o resultado’" A confortável situação dos nossos vereadores José Carlos Lyra endossa postura da CNI