Luan Paz
Você sabia que, no século XVII, a primeira bolha financeira registrada ocorreu nos Países Baixos e foi causada por uma flor? Vamos conhecer um pouco mais sobre a Bolha ou Mania das Tulipas, um fenômeno financeiro causado pela conhecida rainha das flores na Holanda.
LEIA TAMBÉM
Na Europa do século XVII, os habitantes dos Países Baixos, descobriram uma forma de ganhar muito dinheiro com um tipo de flor, a tulipa. Elas eram desconhecidas dos europeus e, por serem muito bonitas e raras, principalmente após o surgimento de um vírus que formava riscos brancos nas pétalas (esse vírus é uma história que contarei depois), elas acabaram se tornando um artigo de luxo que apenas os nobres poderiam possuir. Esse fator fez com que os preços das flores subissem tanto, que um bulbo de tulipa chegou a valer o preço de uma casa, para se ter uma ideia dos valores, os bulbos eram vendidos por aproximadamente 2 mil florins, enquanto uma casa pequena chegava a custar mil florins!
O mercado turbinou de vez, quando um novo ativo financeiro foi criado, os títulos de Semper Augustus, nesse caso você pagava 1,5 mil florins adiantado para um florista no inverno, para ele te entregar uma flor na primavera, então você vendia o título a alguém disposto a pagar mais caro por essa flor e assim sucessivamente, para se ter uma ideia, entre 1634 e 1636 os preços subiram 300%, mas como toda moda é passageira, encontrar alguém disposto a pagar 6 mil florins em uma única flor começou a ficar difícil e, em 1637 o mercado colapsou e, quem detinha os títulos de tulipas viu a fortuna virar pó.
LEIA MAIS
Você sabe o que é topiaria? Conheça quatro tipos raros de orquídeas Por que o caudex da rosa do deserto fica mole? E o que fazer quando isso acontece? Quais os melhores adubos para orquídeas?