João Victor Souza
"A dança da tartaruga, oi-ô, a dança da tartaruga, ai-á". Um dos hits do Axé Music dos anos 90 embalou uma geração nas micaretas e carnavais no auge das dancinhas da música baiana. E não é que o "suingue da tartaruga" foi flagrado na noite dessa quinta-feira (02), na orla de Cruz das Almas, em Maceió? As imagens mostram todo o "rebolado" do animal durante a desova e as brincadeiras começaram a surgir com a "dança" em uma das etapas do ciclo de vida.
LEIA TAMBÉM
Neste período, de temperaturas mais quentes do ano no país, acontece a temporada reprodutiva das tartarugas-marinhas. Então, os animais saem do mar e fazem uma "cama" na faixa de areia da praia. Elas cavam com as nadadeiras posteriores um buraco para o ninho com aproximadamente meio metro de profundidade para enfim colocar os ovos que posteriormente vão chocar com novas tartaruguinhas. E um desses momentos de desova pôde ser flagrado pela equipe do Instituto Biota de Conservação. Veja abaixo:
No vídeo é possível ver uma tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) colocando os ovos na areia. "Esperamos ter muitos registros como esse ao longo dos próximos meses. Agradecemos a população que nos informou sobre essa ocorrência", informou o Biota pelas redes sociais.
No início da postagem, o instituto até brincou com a cena e colocou "Quem samba é ela". Logo, os internautas começaram a curtir a publicação e a enviar emojis de coração.
Veja mais imagens do momento da desova:
LEIA MAIS