A beleza da Flor de Cera: cores, formas e curiosidades

Publicado em 20/09/2023, às 07h50

Luan Paz

Imagem de Martin Hetto por Pixabay

Você já ouviu falar da Flor de Cera? Também conhecida como Hoya carnosa, essa suculenta de origem asiática ficou popular pelas suas flores um tanto diferentes: elas são bastante firmes e parecem ser de cera, além de trazer charme e delicadeza para qualquer jardim ou espaço interno. Então eu trouxe algumas dicas e curiosidades sobre essa planta que é sucesso por onde passa.

LEIA TAMBÉM

É uma planta pendente que se adaptou bem ao clima tropical e, por isso, possui uma variedade de espécies no Brasil, podendo ser encontrada em diversas cores, sendo capaz de se adequar a diferentes locais, trazendo ainda mais beleza e estilo para os ambientes. Com um formato singular, a flor de cera é formada por cachos com pequenas e delicadas flores carnosas que lembram estrelas. Algumas espécies podem ultrapassar os 15 m de altura. Por isso, se você mora em apartamentos, considere cultivar a flor de cera pendente.

As tonalidades branca, lilás, vermelha e rosa são as mais comuns, mas existem até tonalidades escuras que lembram o preto. E se você quer saber como cuidar da sua planta é só seguir as dicas:

A flor de cera precisa receber luz solar indireta, pois suas folhas e flores são sensíveis e podem queimar, quando expostas diretamente ao sol, então prefira ambientes internos com bastante luminosidade, quanto ao solo, utilize substratos ricos em matéria orgânica e bem drenados, regue com frequência, mas sem encharcar. Por ser uma trepadeira, para dar um maior destaque a sua planta, coloque-as em vasos suspensos, assim ela penderá e dará um efeito muito mais bonito ao seu espaço.

Uma das maiores dificuldades encontradas no cultivo da flor de cera é a sua floração, isso porque acontece após alguns anos de cultivo. Dessa forma, caso sua muda tenha menos de dois anos, é normal que ela não floresça. Portanto, a demora não significa que há um problema, mas você pode reforçar a adubação durante esse período. E não esqueça de compartilhar conosco suas dúvidas, curiosidades e as fotos de suas flores em nosso instagram @primavera.paisagismo.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Você sabe o que é topiaria? Conheça quatro tipos raros de orquídeas Por que o caudex da rosa do deserto fica mole? E o que fazer quando isso acontece? Quais os melhores adubos para orquídeas?