Ascom Braskem
70% das obras de estabilização e drenagem da Encosta do Mutange foram concluídas até o fim de março. Os trabalhos, que atualmente estão em fase de terraplenagem, drenagem e plantio de cobertura vegetal, são feitos por empresas especializadas contratadas pela Braskem, como parte dos compromissos que a empresa assumiu com a cidade desde 2019. Os cerca de 350 mil m² foram divididos em trechos, favorecendo a execução das obras de forma simultânea em diferentes pontos. A primeira etapa, de demolição de aproximadamente dois mil imóveis, foi concluída ainda em 2022.
LEIA TAMBÉM
Veja detalhes das etapas em curso: Terraplenagem – estão concluídas 89,6% das obras para execução de cortes no terreno para suavizar as inclinações na Encosta.
Drenagem – está em andamento a implantação de um sistema composto por novas tubulações, canaletas e escadas de drenagem direcionando o fluxo da água das chuvas de forma segura.Cobertura vegetal – está em andamento o plantio de vegetação na Encosta para ajudar a estabilizar o terreno e ampliar a área verde de Maceió.
Compromisso com Maceió - A implementação de medidas para estabilização e drenagem na Encosta do Mutange consta no Termo de Acordo Socioambiental, assinado em dezembro de 2020, pelo Ministério Público Federal (MPF) e Braskem, com a participação do Ministério Público Estadual (MPE) e adesão do Município de Maceió. A iniciativa faz parte do conjunto de ações e programas para reparar, mitigar e compensar os efeitos da subsidência do solo em Maceió. Todas as ações são fiscalizadas pelo poder público.Para facilitar o entendimento e acompanhamento dessas e outras ações e programas desenvolvidos desde 2019, a Braskem reuniu em uma plataforma os seus 10 compromissos com Maceió, nas frentes social, urbanística e ambiental.
As ações para estabilização e monitoramento do solo integram o compromisso número 3 – Estabilização e monitoramento contínuo do solo nas áreas afetadas. O detalhamento das ações está disponível: www.braskem.com/compromissosmaceio.
LEIA MAIS