Redação EdiCase
A chia é um alimento que oferece inúmeros benefícios para o corpo, especialmente para quem deseja emagrecer. Por conter em sua composição ômega 3, ferro, antioxidantes, potássio e fibras solúveis e insolúveis, ela ajuda a proteger o organismo de doenças crônicas e regula o trânsito intestinal, evitando a prisão de ventre.
LEIA TAMBÉM
“[A semente de chia] também proporciona mais saciedade, pois, em contato com líquido no interior do estômago, forma uma espécie de ‘gel’ que dilata o estômago, ajudando também no emagrecimento”, explica a nutricionista Roseli Rossi.
Além disso, por ser versátil, também pode ser incluída no preparo de diversos pratos. Por isso, confira 7 receitas com sementes de chia para aumentar a saciedade!
Em um liquidificador, bata a pitaya, o leite de aveia, o leite de coco e o melado de cana até obter uma consistência homogênea. Transfira para um recipiente, adicione a chia e misture bem. Leve à geladeira até obter consistência de pudim. Sirva em seguida decorado com os mirtilos.
Em uma tigela, misture a farinha de aveia, a farinha de trigo integral, as sementes de chia, o fermento, o sal e o açúcar. Adicione a água morna e o azeite aos poucos, mexendo até formar uma massa homogênea. Sove a massa por cerca de 5 minutos, até que fique lisa e elástica. Deixe a massa descansar em um local quente, coberta com um pano, por 1 hora ou até dobrar de tamanho. Após, modele o pão no formato desejado e transfira para uma forma untada com azeite. Leve ao forno preaquecido a 180°C por aproximadamente 30 minutos, ou até que fique dourado. Deixe esfriar antes de servir.
Em uma panela, coloque o arroz, cubra com água e leve ao fogo médio para cozinhar por 15 minutos. Após, acrescente o leite de coco, os cravos-da-índia, a canela, o xilitol e as sementes de chia e misture bem. Cozinhe por mais 20 minutos. Desligue o fogo, espere amornar e sirva decorado com as raspas de limão.
Massa
Recheio
Em um recipiente, coloque a aveia, a chia, o alecrim, a salsinha e o sal e cubra com água. Misture, tampe e deixe descansar por 5 minutos. Após, unte uma frigideira com óleo de coco e, com a ajuda de uma concha, pegue um pouco de massa e disponha sobre a panela. Cozinhe até começar a fazer bolhas e vire para dourar o outro lado. Repita o processo com toda a massa e reserve. Recheie as panquecas com o queijo e os tomates-cereja. Polvilhe com orégano e dobre ao meio. Sirva em seguida.
Em uma panela, coloque o leite e o óleo de coco e leve ao fogo médio para aquecer. Desligue o fogo, adicione o polvilho azedo e o sal e mexa bem. Acrescente os ovos, o queijo branco, o sal e as sementes e misture até obter uma consistência homogênea. Após, com a ajuda de uma colher, pegue um pouco de massa e modele no formato de uma bolinha. Repita o processo com toda a massa e disponha sobre uma assadeira untada com óleo de coco. Leve ao forno preaquecido a 180 °C até dourar. Sirva em seguida.
Em um liquidificador, coloque a hortelã, a castanha-de-caju, as sementes de chia e o iogurte. Bata até obter uma consistência homogênea. Leve à geladeira para gelar. Enquanto isso, unte uma frigideira com óleo de coco e leve ao fogo médio para aquecer. Aos poucos, adicione as rodelas de abacaxi e grelhe até dourar. Após, disponhas a fruta sobre um prato e sirva acompanhado com o creme de hortelã.
Em uma tigela, amasse o feijão-preto com um garfo até formar uma pasta grossa. Adicione as sementes de chia, a aveia, a cebola, o alho, o azeite, o cominho, o sal e a pimenta-do-reino. Misture bem. Se a massa estiver muito mole, adicione farinha de rosca até obter uma consistência que permita modelar hambúrgueres. Modele os hambúrgueres e leve à geladeira por 30 minutos. Aqueça uma frigideira com azeite e grelhe os hambúrgueres por 3-4 minutos de cada lado em fogo médio. Sirva em seguida.
LEIA MAIS