6 ferramentas para fazer reuniões durante a quarentena

Publicado em 10/07/2020, às 19h11
Ilustração: site hostinger -

Yahoo

Fazer videoconferências virou uma das atividades mais rotineiras da vida profissional remota. Graças à quarentena e ao home office, a maioria das pessoas já precisou conversar com amigos ou colegas de trabalho utilizando plataformas como Zoom e Skype.

LEIA TAMBÉM

Ferramentas como essas não só permitem chamadas de vídeo gratuitas, mas também oferecem recursos como compartilhamento de tela, bate-papo e edição colaborativa de documentos. Conheça mais algumas e escolha qual a que se adapta melhor às necessidades da sua equipe.

1. Zoom

A Zoom Meetings se tornou uma das favoritas da quarentena graças ao suporte de reuniões com até 500 participantes e à praticidade: o administrador da reunião cria uma sala e envia um convite via e-mail ou link para os participantes, que não precisam ter conta no site. Basta acessar a URL e informar um nome para entrar.

Entre os recursos oferecidos estão bate-papo em tempo real, transferência de arquivos, controle de microfones, quadro de anotações, compartilhamento de tela e gravação das reuniões na nuvem. Mas vale lembrar: no modo gratuito, as reuniões em grupo têm duração máxima de 40 minutos.

2. Skype

O tradicional serviço de chamadas de áudio e vídeo permite (nas versões app e PC) organizar gratuitamente videochamadas com até 50 convidados, também através da criação de um link.

No Skype for Business é possível criar reuniões com até 250 usuários, participar de chats em tempo real e compartilhar e editar documentos integrados com seu Office 365.

3. Google Meet (Hangouts)

Conhecida anteriormente como Hangouts, a ferramenta do Google é gratuita e permite criar videoconferências com até 10 pessoas. É também a mais fácil de usar. Basta entrar no site, clicar em "Videochamada" e convidar os participantes por e-mail ou link. Ainda permite compartilhar a tela do computador e conversar com os outros membros da reunião em tempo real.

4. ezTalks

A versão gratuita da plataforma projetada para videoconferências corporativas permite reunir até 100 participantes em encontros com duração máxima de 45 minutos. Também tem chats privados e coletivos, compartilhamento de tela, anotações e enquetes em tempo real, desde que você baixe o programa.

5. Microsoft Teams

Outra opção da Microsoft, o Teams não é mais restrito a quem tem o pacote Office 365. A ferramenta oferece um plano gratuito que permite criar videoconferências com até 250 pessoas, além de guardar 10 GB de arquivos por equipe e mais 2 GB por usuário.

Entre os recursos, compartilhamento de tela e edição colaborativa de documentos Word, Excel, PowerPoint e OneNote - além de conectividade com aplicativos externos, como Trello e Evernote.

6. Join.me

Opção que permite fazer videoconferências direto no seu navegador. Basta se cadastrar e criar um link pessoal que funciona como sala de reuniões. Quem receber essa URL precisa apenas clicar, informar um nome e aguardar a aprovação do administrador.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

A sonda espacial que pode fazer história ao chegar mais perto do Sol que qualquer outra Era fake? Whatsapp se pronuncia após rumores de nova atualização com notificação de prints WhatsApp vai mostrar quando alguém tirar print das conversas; entenda Robô virtual aconselha jovem de 17 anos a matar os pais por limite a uso de telas