Redação
Viajar o mundo! Quem nunca sonhou com isso? É cada vez mais comum ler relatos de pessoas que passaram meses viajando o mundo e conhecendo as culturas locais. E você sempre pensa “mas eles tem dinheiro?”. Para viajar não precisa de tanto dinheiro como você imagina, e se você não tem dinheiro nenhum, não se preocupe: temos uma lista infalível de como juntar dinheiro para viajar e cair no mundo.
LEIA TAMBÉM
Pode parecer um passo pequeno, mas não é. Ter cofrinho é uma técnica conhecida desde a época dos seus avós, e costuma funcionar muito bem quando se torna um hábito. Você não precisa colocar notas de R$50, mas se conseguir, perfeito.
A idéia é se “auto-sabotar” para o bem, toda vez que você trocar uma nota e receber moedas, jogue-as no cofrinho. Recolha todas aquelas moedas que você tem jogadas no carro, nas gavetas e até na mesa do trabalho. O lugar ideal para deixar seu pote de moedas é onde você consiga ver sempre.
O dinheiro some da sua carteira? Se você tem essa sensação, criar uma planilha de gastos é exatamente o que precisa para ajudar juntar dinheiro. Criar a planilha não economiza nada, mas passa a ter noção para onde o dinheiro esta indo, e a partir desse ponto é possível considerar cortar alguns gastos.
No começo do mês, anote cada centavo que gastar. É preciso ser comprometido. Se você não tem muita intimidade com as planilhas, existem diversas aplicações que ajudam no controle financeiro.
Comprar roupas, acessórios e até equipamentos tecnológicos vão ajudar a poupar um bom dinheiro! Há vários sites e aplicativos que vão lhe ajudar a encontrar produtos em excelente estado e com um preço ótimo.
4. LEVE MARMITA PARA O TRABALHO
Você vai economizar um bom dinheiro se começar a levar marmita para o trabalho diariamente, ou ao menos 3 dias na semana. Evite também comer fora com frequência durante a semana e finais de semana limite também os lanchinhos fora.
Aproveite o bom clima do Brasil e faça atividades ao ar livre em vez de pagar academia. Caminhe, corra, ande de bicicleta.
Para juntar dinheiro para viajar não é preciso matar a sua vida social. É apenas uma questão de mudar alguns hábitos... ir a um barzinho ou discoteca sempre representa um bom gasto no orçamento. Reúna os amigos na sua casa ou na casa de algum deles, façam sancks, levem bebida, etc. Se você tiver um grupo de amigos que está com o mesmo objetivo de poupar dinheiro, essa ideia irá dar muito certo.
Guardar dinheiro por guardar, apesar de ser saudável, não é muito atraente. Para você guardar dinheiro com vontade, é preciso ter uma meta muito clara de quanto vai guardar por mês, por quanto tempo e para que vai ser destinado o dinheiro.
Para juntar dinheiro para viajar, você deve fazer um roteiro da viagem e calcular tudo que vai gastar: passaporte, passagens de avião, transporte na viagem, hostel, comida e não se esqueça de ter um dinheiro extra para emergências.
O mais importante de tudo é ter metas possíveis dentro da sua realidade, se você colocar metas muito altas e não conseguir cumprir acaba desanimando rápido. Por isso, veja qual o máximo consegue guardar por mês e divida pelo valor total da viagem, assim obtendo o número de meses que precisa economizar.
Uma coisa que você pode considerar, é vender online coisas que você não usa mais. Sabe aquele skate que esta parado a meses no armário? Aquela guitarra que você não usa mais? Venda na internet.
Dependendo do número de coisas que você tem para vender, pode conseguir pagar até 40% da sua viagem. Pode ser um bom começo para lhe incentivar ainda mais a juntar dinheiro. Não se esqueça de guardar esse dinheiro em uma poupança, onde não tenha fácil acesso, por que “dinheiro na mão é vendaval”. Com isso é possível juntar dinheiro para viajar.
Se você sempre chega no fim do mês no vermelho e é muito difícil conseguir guardar, mesmo que pouco dinheiro, ter uma renda extra é o ideal no seu caso. Já listamos aqui 12 idéias para ganhar uma renda extra nos horários livres . Lembre-se que é preciso fazer esforços para conquistar coisas novas, vai valer a pena.
LEIA MAIS