O que faz: faz o diagnóstico, mitiga riscos e garante a transparência dos processos da empresa, de acordo com a lei e políticas corporativas vigentes. “É quem implementa controles e políticas necessários para redução de risco e fraude, sem tornar a empresa excessivamente burocrática”, diz Thiago Pimenta, headhunter da FLOW Executive Finders.
Perfil profissional: as consultorias de recrutamento citam formações mais frequentes em direito, administração, contabilidade, economia e até tecnologia da informação. Conhecimento técnico de SOX é essencial, segundo os recrutadores. Como esta posição está presente em diversos mercados diferentes (financeiro, farmacêutico, telecomunicações e extração de petróleo), o gestor de compliance também precisa conhecer bem o seu segmento de atuação, destaca a equipe da consultoria Heidrick & Struggles.
Por que está em alta: a demanda cresce em função das constantes mudanças no ambiente regulatório, cada vez mais restritivo. Assim, diante de incertezas na política e na economia, escândalos financeiros, fraudes, impossibilidade de perdas e necessidade de ganhos de eficiência, este é um profissional estratégico. Seis consultorias de recrutamento ouvidas porEXAME.com apontam esta carreira como promissora.