Redação
Seca no Brasil e Estado Islâmico foram alguns dos temas cobrados no primeiro dia do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Hoje os candidatos fizeram provas de ciências humanas e ciências da natureza. Cada prova teve 45 questões e com duração de 4h30. São esperados 7,7 milhões de participantes do exame, segundo informações do Ministério da Educação.
As provas continuam neste domingo (24), quando os participantes farão provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias, com duração de 5h30.
Nas 63 universidades federais do País, a prova é usada como parte ou como todo o processo seletivo. O Enem ainda é critério para acesso às bolsas do ProUni (Programa Universidade Para Todos), ao Fies (Financiamento Estudantil), em faculdades privadas, e ao programa Ciência sem Fronteiras, que envia universitários para intercâmbio no exterior.
O gabarito oficial do Enem 2015 será divulgado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) até quarta-feira (28).
Estava difícil?
O nível de dificuldade da prova não é consenso entre os candidatos. Teve quem achasse a prova tranquila, mas também tiveram aqueles que sentiram muita dificuldade. Para Arthur Paes, 21 anos, que pretende estudar gestão em tecnologia da informação, a prova não tinha muitas questões complexas. A opinião é compartilhada por Arthur Xavier, 19 anos, que pretende estudar administração de empresas. Para ele, a prova foi relativamente fácil.
Já para Bruna Ferreira do Santos, 17 anos, que pretende cursar fotografia ou psicologia, as questões estavam muito difíceis, a mesma interpretação de Eduarda Santana, 17 anos, que presta medicina. Ela fez cursinho, mas achou a prova complicada.
Paes e Xavier também falaram sobre a organização do exame, que, para eles, estava mais rígida neste ano. O candidato podia, por exemplo, ser eliminado caso o celular tocasse no durante a prova, mesmo que estivesse guardado.
Fonte: R7
LEIA MAIS