10 truques de linguagem corporal para transmitir poder

Publicado em 06/01/2018, às 18h42

Redação

Demonstrar autoridade é essencial para ter sucesso em diversas situações profissionais. Acontece que, no mundo dos negócios, as palavras são apenas uma peça para os jogos de poder. Nas entrelinhas, a “partida” é frequentemente resolvida pela linguagem corporal de cada lado da negociação.

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Confira agora 10 truques simples que transmitem autoridade de forma sutil – do ritmo da sua fala à forma de apertar a mão do outro.

As dicas foram extraídas dos livros “A linguagem corporal no trabalho”, de Allan e Barbara Pease (Editora Sextante) e “Seu corpo fala no trabalho”, de Sharon Sayler (Editora Vozes).

1. Ponha as mãos para trás

Entrelaçar as mãos atrás do corpo é uma postura que transmite superioridade e poder, segundo Allan e Barbara Pease, autores de “A linguagem corporal no trabalho” (Editora Sextante).

“A pessoa expõe partes vulneráveis de seu corpo – estômago, coração, virilha e pescoço – em um ato inconsciente de audácia”, escrevem. O resultado do gesto é a criação de uma aura de confiança e autossuficiência.

2. Fale sem pressa

De acordo com Sharon Sayler, autora de “Seu corpo fala no trabalho” (Editora Vozes), a voz tem um papel essencial para transmitir poder e credibilidade.

Articular as palavras com clareza, manter uma cadência tranquila e abaixar o queixo suavemente ao fim de cada frase são formas de chegar a esse objetivo. Outra dica é fazer pausas e respirar calmamente entre as orações.

3. Coloque o pé esquerdo à frente para cumprimentar

Na hora de apertar a mão de um parceiro de negócios, a maioria das pessoas põe o pé direito à frente. Está errado – pelo menos se você pretende se estabelecer como a parte dominante.

Segundo Allan e Barbara, é melhor colocar o pé esquerdo à frente e, assim, “bloquear” a outra pessoa.  O gesto demonstra implicitamente que você não faz concessões e está no comando.

4. Fixe o olhar no meio das sobrancelhas do outro

Assumir o controle numa conversa de negócios também passa pela forma de encarar a outra pessoa. Allan e Barbara recomendam o que chamam de “olhar de poder”, isto é, imaginar um “terceiro olho” no meio da testa do outro e se fixar nesse ponto.

“O efeito causado por esse olhar parece inacreditável. Ele não só deixa o clima muito sério como também tem o poder de fazer um chato se calar imediatamente”, escrevem os autores.

5. Fique “por cima” no aperto de mão

Em contextos profissionais, o aperto de mão é muito mais do que um gesto de cumprimento. De acordo com Allan e Barbara, quem fica com a palma voltada para baixo é percebido como dominante.

Estender a mão com a palma virada para cima, por outro lado, indica que você espera que a outra parte assuma o controle.

6. Dê um aperto de mão duplo

Outro truque indicado por Allan e Barbara é estender a mão direita e depois colocar a esquerda sobre a mão da outra pessoa.

“Essa técnica é especialmente eficaz para uma mulher que esteja lidando com um homem agressivo, pois transfere o poder dele para ela”, escrevem os especialistas.

7. Pisque menos

Pode observar: quando você está numa situação de estresse, tende a piscar mais vezes. Por isso, diz Sharon, reduzir o movimento das pálpebras ajuda a comunicar segurança e autoridade.

Outra dica é manter contato visual direto por mais tempo do que o normal. Mas cuidado: se você encarar demais a outra pessoa, pode intensificar seus batimentos cardíacos e provocar nela uma reação inconsciente de luta ou fuga.

8. Respire profundamente

De acordo com Sharon, nosso padrão de respiração traz muitos recados. Se você inspira e expira de forma rápida e superficial, por exemplo, provavelmente será visto como estressado ou temeroso.

Para transmitir autoridade, o ideal é praticar uma respiração abdominal, profunda e lenta. Além de mostrar ao outro que você está confiante, esse padrão ajuda a oxigenar o cérebro e, assim, controlar a sua ansiedade.

9. Escolha a cadeira mais alta da sala

A altura da cadeira aumenta ou reduz o status de uma pessoa numa situação profissional. “Quanto poder a rainha ou o papa teriam se aparecessem em bancos de piano?”, escrevem Allan e Barbara.

Por isso, recomendam os autores, se você quer demonstrar autoridade numa situação de negócios, prefira poltronas com espaldar alto.

10. Não se sente muito perto do outro

Outra jogada de poder sutil tem a ver com a posição de cada pessoa na sala. Se o visitante é colocado diretamente à frente do executivo, ficará muito mais pressionado, afirmam Allan e Barbara.

Deixar a sua mesa o mais longe possível da cadeira do visitante também incrementa o seu status diante dele.

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