Trecho da praia de Ponta Verde está impróprio para banho, diz relatório do IMA

Publicado em 24/11/2023, às 17h35
IMA-AL
IMA-AL

Por TNH1

O relatório de balneabilidade feito pelo Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA), durante essa semana, apontou quatro trechos impróprios para banho em praias alagoanas, sendo um em Maceió, dois em Maragogi e outro na Barra de São Miguel. 


Foto: Reprodução / Google Maps

Na capital, a coleta feita pela equipe de fiscalização do IMA, na última quarta-feira, 22, apontou que está imprópria para banho a região da praia de Ponta Verde, em frente à interseção da rua Profªa Higia Vasconcelos e a Avenida Silvio Carlos Viana. 

Já em Maragogi, dois locais foram tidos como impróprios para os banhistas: um na foz do Rio Salgado e outro na foz do Rio Persinunga. A coleta no Litoral Norte foi realizada na segunda-feira, 20. 


Foto: Reprodução / IMA

Na Barra de São Miguel, onde a coleta dos técnicos foi feita na quarta-feira, 22, o resultado identificou que a região a cerca de 300 metros da foz do Rio Niquim está imprópria. 


Foto: Reprodução / IMA

O que significa? - Segundo o IMA, as praias são consideradas impróprias quando os resultados não obedecerem ao critério anterior ou quando venha apresentar na última semana um valor superior a 2.000 Escherichia coli por 100 mL, uma bactéria comum que causa infecção urinária, por exemplo. 

Veja algumas recomendações do IMA:

  • - Que seja evitada, no caso de praias influenciadas pela presença de cursos d’água supostamente contaminados por efluentes, sua utilização nas 24 horas subsequentes à ocorrência de chuvas, visto que, durante este período é maior a probabilidade de contaminação por matéria de origem fecal e, consequentemente, o risco de se contrair doenças infecciosas;
  • - II. Que seja evitada, em qualquer época, a utilização de áreas que estejam diretamente sob influência de rios, canais e córregos;
  • - III. Que seja evitada a ingestão de água do mar, com redobrada atenção para com as crianças, que são mais sensíveis e menos imune do que os adultos.

Gostou? Compartilhe