Suhan Torres, a trans alagoana de 70 anos que rompeu barreiras e hoje comemora a maturidade

Publicado em 29/10/2021, às 16h54
Imagem Suhan Torres, a trans alagoana de 70 anos que rompeu barreiras e hoje comemora a maturidade

Por Eberth Lins com TV Pajuçara

A terceira reportagem da série especial Novos Idosos, da TV Pajuçara/ Record TV, foi ao ar no Balanço Geral Alagoas desta sexta-feira (29) e abordou o envelhecimento de forma saudável e personagens que mostram que, mesmo na terceira idade, podem transpor barreiras de preconceito. Na reportagem o repórter Netto Motta conversou coma mulher trans Suhan Torres, de 70 anos. Ela fala das décadas de rejeição, e das lições que viveu e têm para ensinar. 

Ela conta que passou 10 anos se vestindo como homem, no ambiente profissional. "Saí de Maceió porque naõ tive oportunidade, fui para São Paulo, e lá trabalhei 10 anos em hotelaria. Mas fazia a linha andrógena, a linha 'rapazinho', quando eu estava no meu trabalho. Mas quando eu saía, eu sou  a mulher que eu sou. Lá [no trabalho] que eu tinha que fazer o personagem, porque era a minha sobrevivência", conta, dizendo que sempre se preparou para a velhice, sobretudo por ser trans.

"Sempre me paparei para não tomar aquele choque, principalmente sendo trans, para quando chegasse a indade eu não me chocar, não me sentir frustrada, eu vivi, aproveitei a vida", diz Suhan, otimista. 

Assista a reportagem na íntegra:

 O terceiro e último episódio da série também trouxe a história de Maria José, de 62 anos; e Cícera de Góes, de 67 anos, que encontram na atividade física o combustível para a qualidade de vida. "Acordo todos os dias às 5h, 5h30, me arrumo e venho para a ginástica. Isso só nos ajuda a viver e ter uma melhor qualidade de vida", comentou Maria referindo-se à prática de exercícios.

Frequentadora de academias há 40 anos, Cícera reforçou a importância de bons hábitos para um envelhecimento mais saudável. "Faço de tudo, fitdance, musculação. A idade está na cabeça e me dou muito bem com os jovens. O papo é mais saudável e renova a mente", disse ela que acrescentando nutrir hobbies como ir à praia, sair para dançar e tomar um cafezinho com as amigas.

A série Novos Idosos conta com produção de Handson Holanda, imagens de José Pereira e Vasni Soares, edição de texto de Adriana Machado e edição de imagens de Renne Alves e Pablo Suassuna.

Gostou? Compartilhe