Os casos de vazamentos de dados em populares plataformas digitais, como LinkedIn e Meta, nos últimos anos, fez com que houvesse uma preocupação maior na criação de senhas. A partir disso, uma nova tendência surge para tentar reforçar as credenciais online: o uso de emojis nas senhas.
LEIA TAMBÉM
De acordo com Fabio Assolini, diretor da Equipe Global de Pesquisa e Análise da Kaspersky para a América Latina, pesquisadores perceberam que ferramentas de ataques usadas por cibercriminosos para adivinhar senhas roubadas normalmente não consideram emojis.
O estudo “Impressões Digitais”, da Kaspersky, empresa de cibersegurança, ainda revelou que 33% dos brasileiros não mudam suas senhas com regularidade, aumentando os riscos para ataques cibernéticos.
Mas como utilizar os emojis? - Com mais de 3,6 mil emojis disponíveis no padrão Unicode (sistema responsável pelos emoticons), a combinação de caracteres se torna ampla, dificultando ataques de força bruta por cibercriminosos. Especialistas sugerem que seja utilizado gerenciadores de senhas, como Google, da Microsoft, da Apple ou de terceiros, como 1Password .
Assolini explica que se você se cadastrar num site, o gerenciador vai criar uma senha complexa, uma senha longa com letras, números e símbolos e inclusive vai te deixar adicionar emoticon. Segundo o diretor, este gerenciador vai criar essa senha única e vai salvar para você, então sempre que você for acessar esse site, você não vai precisar se lembrar da senha porque o gerenciador vai preencher automaticamente.
Estagiário sob supervisão*
+Lidas