Nos últimos anos, o brasileiro Vinícius Júnior se tornou um símbolo da luta contra o racismo no futebol europeu. O atacante do Real Madrid virou manchete mundial após ser alvo de vários ataques dessa natureza ao longo da temporada passada, com o auge disso sendo um confronto contra o Valência, em que muitos torcedores o hostilizaram com esse tipo de ofensa.
LEIA TAMBÉM
Outro momento que acabou marcando de forma infeliz a temporada passada da La Liga foi antes do confronto entre Real Madrid e Atlético de Madrid, quando um grupo de torcedores dos colchoneros pendurou um boneco com a camisa de Vinícius Júnior em uma ponte da cidade.
Com muitos meses tendo passado, o tribunal de Madrid, que investiga quatro torcedores que teriam pendurado o boneco, abriu um julgamento oral para os suspeitos, que são acusados de possível crime contra a dignidade e integridade moral e de ameaças.
Uma data deve ser definida para que os indivíduos sejam julgados pelo Tribunal, podendo ser punidos criminalmente por isso.
Vinícius Júnior se tornou um símbolo da luta contra o racismo
Devido ao fato de ser um dos principais alvos do racismo contra pessoas negras na Europa, Vinícius Júnior acabou sendo arrastado para um turbilhão, tendo confrontado a La Liga e seu presidente, que chegou a fazer críticas para o brasileiro pelas redes sociais.
Meses após os ocorridos da temporada passada, a situação está mais calma no final de 2023 e algumas medidas foram feitas pela La Liga para lidar com o que vinha acontecendo no país, porém, só o tempo dirá se isso irá colocar um fim nos ataques dessa natureza, ou somente se trata de uma “pausa” temporária.
+Lidas