Mudanças exigem regras e planejamento dos dois lados

Publicado em 19/11/2018, às 18h55
Transporte de mudança | Reprodução
Transporte de mudança | Reprodução

Por Folhapress

Mudar de apartamento requer planejamento e antecedência. O morador deve conhecer as regras do condomínio, como horários permitidos, e obedecer a regras de segurança, como informar a identidade dos que estarão responsáveis pela mudança. "É necessário avisar ao condomínio para que este se programe e a mudança seja viável. O indicado é que o aviso seja realizado pelo menos três dias antes da mudança, mas o que determina é o regulamento interno ou a convenção", afirma o administrador de empresas Ricardo Karpat, diretor da Gábor RH.

Ele explica que o morador não é obrigado a estar presente na hora da mudança. "Mas deve dizer ao condomínio todas as informações previamente para que a mudança ocorra, incluindo nome da empresa e documentação dos profissionais autorizados", explica. Segundo o síndico profissional Alexandre Prandini, da Mr. Sindico, o condomínio também tem suas obrigações. "Precisa estofar o elevador para evitar danos. Também é preciso fazer a mudança de forma que não atrapalhe o andamento do condomínio, garantindo que outros moradores não sejam prejudicados", afirma.

O comerciante Rodrigo Jorge Pedro, 34 anos, mudou com a família da Brasilândia para a Freguesia do Ó (ambos na zona norte) no dia 1º deste mês. "Comecei a arrumar as coisas uma semana antes. Agendei com o condomínio e mudamos. Não teve burocracia, só seguir as regras certinho", afirma ele, que ainda tem caixas na cozinha do novo lar para organizar. "Isso não para."

Gostou? Compartilhe