Thomas Kraut foi diagnosticado com obesidade e ouviu de um médico a recomendação de uso de Ozempic.
O alemão se mudou em 2008 para a Noruega, onde trabalhava como ótico. Em 2011, ele começou a ter problemas de saúde, com seu estômago crescendo cada vez mais. Ele foi inicialmente diagnosticado com diabetes tipo 2 e obesidade no ano seguinte.
Mas 12 anos depois, um médico o examinou mais de perto enquanto o preparava para uma operação de redução do estômago para lidar com sua obesidade. Foi quando eles perceberam que Thomas não estava apenas acima do peso, mas tinha um tumor maligno gigante crescendo dentro dele.
"Meu estômago continuou crescendo. Fui de médico em médico e em 2019 finalmente fui aprovado para uma cirurgia bariátrica", disse Thomas, em reportagem no "NY Post". "Os médicos só falavam sobre excesso de peso e diabetes. Recebi Ozempic e antes da operação tive que fazer cursos de nutrição e condicionamento físico por vários anos", acrescentou.
Antes da cirurgia, entretanto, houve um sinal vermelho: o médico percebeu rapidamente que a superfície dura do estômago do paciente não era gordura.
"Ela pressionava o meu estômago. Era duro e não mole, como é o caso da gordura", comentou o alemão. "Além disso, eu tinha perdido tanto peso com a mudança na dieta e Ozempic que meu rosto e braços estavam muito finos. Só meu estômago estava enorme. O médico até disse que eu estava realmente desnutrido."
O médico imediatamente pediu uma tomografia computadorizada, que revelou o enorme tumor.
"Foi um verdadeiro choque para mim. O tumor estava se alimentando do meu rim direito", desabafou Thomas, de 59 anos.
O tumor era composto de múltiplas áreas cancerosas menores cercadas por gordura. Thomas passou por uma operação de 10 horas em hospital de Oslo (Noruega) para remover o enorme tumor em 26 de setembro de 2023. Uma vez removido, ele pesava 27 quilos e media 52,3 centímetros de diâmetro.