Manifestantes derramam tinta e ateiam fogo em urnas no 1º dia de eleições na Rússia

Publicado em 16/03/2024, às 14h22
Reprodução
Reprodução

Por O Globo

Ao menos 13 pessoas foram detidas por vandalismo em seções eleitorais no primeiro dia das eleições presidenciais na Rússia, que começou nesta sexta-feira. A maioria dos incidentes ocorreu em seções eleitorais em Moscou, Voronej, no sul da Rússia, e na região de Carachai-Circássia, no norte de Cáucaso, de acordo com a agência estatal Tass. As autoridades não esclareceram se os atos eram protestos contra o presidente Vladimir Putin, que deve garantir ainda no primeiro turno mais um mandato e permanecer no cargo até 2030, pelo menos. Pouco antes do fim do primeiro dia de votação, a Comissão Eleitoral Central afirmou que 35,4% dos eleitores já depositaram seus votos, seja por papel, seja de forma eletrônica, como fez o próprio Putin mais cedo.

Em São Petersburgo, uma mulher lançou um coquetel molotov contra uma escola que servia como seção eleitoral. As autoridades locais afirmaram que “o ato ilícito foi rapidamente contido pela polícia” e que ninguém ficou ferido. Em Moscou, outra mulher ateou fogo a uma cabine de votação. As atividades foram retomadas após o caso. Em Kogalym, na região de Khanty-Mansi, uma mulher foi detida ao tentar jogar um coquetel molotov contra uma urna.

Também nesta sexta-feira, investigadores de Moscou disseram que abriram um processo criminal contra uma mulher que derramou tinta verde em uma urna. Um vídeo do incidente divulgado pela imprensa estatal mostra o momento em que uma jovem deposita seu voto e, na sequência, despeja a tinta na urna plástica transparente. Ela foi detida por policiais e acusada de “obstruir o exercício dos direitos eleitorais ou o trabalho das comissões”, publicou a agência Reuters.

Dois casos semelhantes foram registrados também nesta sexta-feira em seções eleitorais de Simferopol, na Crimeia, península ucraniana anexada em 2014, e em Sochi, um dos balneários favoritos de Putin, no Mar Negro.

Gostou? Compartilhe