Ele tem apenas 7 anos de idade. Como toda criança brasileira, Paulo Neto é apaixonado por futebol. Muita gente até apostaria em um futuro promissor para o garoto também nos gramados. No entanto, é no karatê que Paulinho - como é chamado carinhosamente pela família e amigos - vem se destacando Brasil afora. E o jovem carateca já se prepara, inclusive, para disputar mais uma competição de alto nível, desta vez na Grã-Bretanha.
LEIA TAMBÉM
O pai coruja não esconde o orgulho do filho. Não podia ser diferente. É que a dedicação de Paulinho, que começou no esporte com apenas três anos de vida, segue impressionando a todos. Afinal, apesar da pouca idade, o garoto já concilia, como poucos, a rotina de estudos e treinamentos visando à disputa do Campeonato Mundial de Karatê Interestilos, que vai acontecer em julho deste ano, em Dundee, na Escócia.
Acompanhado de perto pelos senseis Edgard Lucena e Francisco Araújo, Paulinho já coleciona uma série de conquistas que o credenciam a mais um título, como atesta o pai e maior incentivador. “Ele [Paulinho] foi apresentado ao esporte ainda pequeno. Até já praticou natação, na escola e numa academia. Mas foi o karatê o esporte que o cativou e que nos ajuda, até hoje, no processo de formação do Paulinho enquanto cidadão”, conta Paulo Soares, pai do melhor atleta mirim de karatê, em 2022, de todo o estado.
Faixa verde, Paulinho logo fez despertar atributos muito importantes para quem deseja se tornar um atleta, como obstinação e disciplina.
“Eu e minha esposa não terceirizamos a educação sob nenhum aspecto. A Rayanne, inclusive, é peça fundamental nesse processo. Sem ela, nada aconteceria. Essa união de esforços ajuda a explicar o sucesso do Paulinho, dentro e fora do dojô. Ele gosta muito de ler e ainda curte muito rock and roll, assim como o pai. Agora, estamos em busca de patrocínio para que ele possa representar Alagoas à altura no Mundial. Criamos, inclusive, uma página no Instagram [@paulinhonofc] para disponibilizar uma espécie de portfólio do Paulinho”, reforça Paulo.
O carateca, explica o pai, garantiu vaga no torneio internacional após sagrar-se vice-campeão brasileiro em São Paulo, onde dois mil atletas estiveram reunidos.
Naquela oportunidade, o pai recorda que Paulinho precisou superar mais de 30 concorrentes na modalidade kata, uma de suas especialidades. “Teremos mais um ano de muitas competições, e a expectativa continua sendo alta. Ele já mostrou que tem potencial e, por isso, seria um enorme desperdício, para Alagoas e o Brasil, vê-lo fora do Mundial por falta de apoio”, emenda Soares, que bancou, sozinho, a última viagem do pequeno grande atleta.
“Ele é extremamente dedicado. Na escola, até já criou um ‘Clube Ninja’ para ensinar o karatê, de forma lúdica, no intervalo das aulas. Para os colegas, sempre fala que um samurai nunca desiste”, finaliza.
Confira, abaixo, a relação prévia de competições que Paulo Neto vai disputar em 2023:
26/04 - Copa Alagoas de Karatê Interestilos, Maceió-AL
20 a 21/05 - Troféu Brasil de Karatê Interestilos, São Paulo-SP
13 a 16/07 - Campeonato Mundial de Karatê Interestilos, Dundee-ESC
04 a 06/08 - Troféu Goku de Kata, São Paulo- SP
19 e 20/08 - Campeonato Alagoano de Karatê
15 a 17/09 - Campeonato Brasileiro de Karatê Interestilos, São Paulo-SP
+Lidas