Dona da Marvel há mais de uma década, a Disney divulgou recentemente a data de estreia da continuação da aclamada série 'X-Men', que foi ao ar de 1992 a 1997. Conhecida também pelo icônico tema de abertura, a animação voltou a ser alvo de polêmicas quando o assunto é autoria e originalidade da música.
LEIA TAMBÉM
Isso porque, após o anúncio da nova parte do enredo que conta a história dos mutantes, os internautas apontaram um suposto plágio da empresa estadunidense com o músico e compositor alagoano, Hermeto Pascoal, natural de Lagoa da Canoa.
Lançada oito anos antes da série ser transmitida, em 1984, a música “Papagaio Alegre” tem uma introdução instrumental que, aparentemente, pode ter servido de “referência” aos compositores do produto da Marvel para televisão. Ouça e compare:
Música de Hermeto Pascoal:
Tema da série 'X-Men':
A informação foi divulgada no X (antigo Twitter) pelo usuário @felipevinha, que publicou o trecho da suposta cópia com a legenda: “Por falar em X-Men ‘97… Com quantos anos você descobriu que o tema dos X-Men é plágio de um músico brasileiro?”.
Por falar em X-Men ‘97… Com quantos anos você descobriu que o tema dos X-Men é plágio de um músico brasileiro? pic.twitter.com/g9sLhx7MUz
— Vinha (@felipevinha) February 16, 2024
Um dos internautas disse que achou “engraçado” o termo “um músico”, ressaltando a relevância do alagoano para a cultura brasileira. A jornalista de cultura pop, Mikann, brincou com a situação, escrevendo: “é uma clássica do Magneto Pascoal”, um trocadilho com um dos vilões da série (Magneto) com o sobrenome de Hermeto.
Ao TNH1, o filho do compositor, Fábio Pascoal, repassou a frase dita pelo pai sobre o tema: "Com certeza eles conhecem minha música".
Não foi a primeira vez
Em 2019, a Marvel já havia sido processada por direitos autorais - por conta do mesmo tema de abertura - pelo húngaro Zoltan Krisko, que administra a propriedade do compositor Gyorgy Vukan, que faleceu em 2013. A acusação afirmava que a empresa teria copiado o tema da série policial húngara “Linda”, que fez muito sucesso no país entre 1984 e 1991.
+Lidas