Alagoas

Idoso desaparecido é achado morto e promotora alerta para necessidade de buscas mais ágeis

Eberth Lins | 02/02/23 - 11h27
Idoso, de 75 anos, estava desaparecido desde 28 de janeiro | Foto: Reprodução / MPE

Desaparecido há quatro dias, o idoso Valdir dos Santos, de 75 anos, foi encontrado sem vida no bairro Pontal da Barra, em Maceió, nessa quarta-feira, 1º de janeiro. Segundo informações de familiares à polícia, o idoso mantinha uma rotina sem surpresas e, até então, nunca tinha saído de casa para não voltar.

Para o Ministério Público Estadual (MPE), o caso do idoso chama atenção para a necessidade do real cumprimento da Lei n° 13.812, de 2019, que institui a Política Nacional de Busca de Pessoas Desaparecidas.

A promotora de Justiça Marluce Falcão, coordenadora do Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos (Plid) do MPE, pontua que a polícia não pode mais esperar para começar buscas por pessoas com vulnerabilidades. 

"O senhor Valdir estava desaparecido há quatro dias e as buscas não foram iniciadas logo que o caso foi registrado na polícia. É preciso mudar essa postura de retardar em 24 horas as buscas por desaparecidos. A busca precisa ser imediata quando se trata de pessoas com vulnerabilidade, isto é, crianças, idosos e pessoas com deficiência", frisou.

De acordo com a promotora, ontem, mesmo dia em que o senhor Valdir foi encontrado sem vida, outro idoso que estava desaparecido foi localizado vivo, mas "bem debilitado". "A busca imediata dessas pessoas [com vulnerabilidade ] é fundamental para que possamos salvaguardar vidas", alertou.

Valdir dos Santos era morador do Conjunto Cleto Marques Luz, no bairro Tabuleiro do Martins, parte alta de Maceió. Ele saiu de casa no dia 28 de janeiro, após supostamente discutir com a esposa. O corpo do idoso foi encontrado por trás da estrutura da Associação dos Pescadores do Pontal da Barra, no final da tarde dessa quarta-feira.