Alagoas

Governo anuncia projeto para construção de 10 novos aeroportos regionais em Alagoas

Paulo Victor Malta | 03/07/24 - 14h58
Aeroporto Divaldo Suruagy, no município de Marechal Deodoro, foi citado como exemplo pelo governador Paulo Dantas. Equipamento foi inaugurado em dezembro do ano passado | Edvan Ferreira / Agência Alagoas

Em entrevista coletiva, na manhã desta quarta-feira, 3, no Palácio Floriano Peixoto, no Centro de Maceió, o governador de Alagoas, Paulo Dantas, anunciou que o estado vai construir mais 10 aeroportos regionais para atender demandas de urgência. A intenção inicial é que sejam construídas pistas para pouso e decolagem de aeronaves de pequeno porte da Segurança Pública e do Estado. 

Ao falar sobre o tema, o governador pediu ao secretário executivo de Políticas da Segurança Pública, coronel Patrick Madeiro, para explicar o andamento do projeto.  

"Recebemos a determinação do governador em diminuir distâncias no salvamento de vidas e emprego de força policial se for necessário, com a construção de pistas espalhadas por todo o estado. Pistas de pouso que estarão homologadas, noturnas, o que quer dizer que estarão aptas a receber aeronaves do comando de aviação do estado da Secretaria de Segurança Pública no atendimento à sociedade, a quem está precisando de suporte médico avançado ou de intervenção policial, mostrando a força do estado no combate à criminalidade. É um grande avanço. Queremos apresentar até o final do ano a perspectiva já licitada. Algo que vai transformar Alagoas em termos de diminuir distâncias. Avanço muito significativo", disse o secretário.

Aos jornalistas, o secretário respondeu ainda que um projeto deve ser apresentado à assessoria do governador em cerca de 15 dias, para que seja divulgado à sociedade.  

"Com a iniciativa privada, construímos o aeroporto de Marechal Deodoro. Inclusive, já pousei e decolei lá várias vezes. O aeroporto de Arapiraca foi totalmente requalificado e com balizamento noturno também. E o de Maragogi, que é muito importante, será entregue o primeiro trecho neste ano e os dois trechos concluindo este aeroporto ainda em 2025. Depois da entrega em Maragogi, como será um aeroporto muito grande, com uma pista de 2.200 metros, com capacidade e estrutura de pista para receber voos de até 12 horas, ou seja, Boeing, aviões pesados, a pista tem capacidade para aguentar e resistir a esse tipo de avião. Vamos conceder esse aeroporto para a iniciativa privada, assim como todos os aeroportos do Brasil. Vale lembrar que esse equipamento em Maragogi, que é o maior aeroporto em construção no Brasil, está sendo construído 100% com recursos do Governo de Alagoas", ressaltou o governador.