O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta, na manhã desta sexta-feira (1º), para perigo de chuvas e ventos intensos para o agreste e sertão de Alagoas.
A previsão é válida até a manhã do domingo (03). De acordo com o Inmet, há expectativa de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou 50 mm por dia, além de ventos fortes que podem chegar a até 60 km/h.
Também existe risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
O Instituto recomenda que os moradores não estacionem veículos próximos a torres de transmissão e de placas de propagandas, além de orientar que não se abriguem debaixo de árvores.
Os alertas existem para que haja tempo necessário para avaliar a situação e reduzir os riscos causados pelos impactos dos temporais.
Confira, abaixo, a lista de cidades incluídas no alerta do Inmet:
- Água Branca
- Batalha
- Belo Monte
- Cacimbinhas
- Canapi
- Carneiros
- Delmiro Gouveia
- Dois Riachos
- Inhapi
- Jacaré dos Homens
- Jaramataia
- Major Isidoro
- Maravilha
- Mata Grande
- Minador do Negrão
- Monteirópolis
- Olho d'Água das Flores
- Olho d'Água do Casado
- Olivença
- Ouro Branco
- Palestina
- Pão de Açúcar
- Pariconha
- Piranhas
- Poço das Trincheiras
- Santana do Ipanema
- São José da Tapera
- Senador Rui Palmeira
Entenda a classificação dos alertas do Inmet
- Alerta amarelo - O alerta mais brando emitido pelo Inmet é o de cor amarela, que significa perigo potencial com volume de chuvas entre 20mm e 30mm, além de ventos de 40 a 60 km/h. A classificação representa o baixo risco de alagamentos, queda de energia ou galhos de árvores.
- Alerta laranja - Representa um nível maior, que alerta para situações perigosas em que o volume de chuvas pode superar 30 mm e ventos acima de 60km/h. Ele prevê queda de árvores e de energia elétrica.
- Alerta vermelho - A classificação de alerta máximo acontece quando há riscos de alagamentos e enchentes. Aqui, é previsto um volume de chuva entre 80 mm e 100 mm.
*Estagiário sob supervisão