Política

1º Encontro de Mulheres Parlamentares do P20 acontece em Maceió

Gabriel Amorim* | 01/07/24 - 12h06
Imagens: Itawi Albuquerque/Câmara dos Deputados

Autoridades nacionais e internacionais se reúnem, nesta segunda-feira (1°), para o 1º Encontro de Mulheres Parlamentares do P20, fórum Legislativo do G20. O  evento, que acontece no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió, debate a justiça climática, desigualdade e a participação de mulheres no Legislativo.

Com o lema “Construindo um Mundo Justo e um Planeta Sustentável”, Maceió foi escolhida como cidade-sede dos dois dias da reunião, já que o Brasil assumiu a presidência do G20 este ano. É uma oportunidade para o debate e intercâmbio entre líderes brasileiras e estrangeiras sobre temas prioritários do Grupo dos Vinte. 

• Saiba mais sobre o encontro de Maceió

Cerca de 171 parlamentares de todo o mundo participam do Encontro de Mulheres Parlamentares, incluindo representantes da União Europeia, ONU, ONU Mulheres e Mercosul. 

Lira: 'É preciso eliminar a discriminação no local de trabalho"

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), abriu o encontro. “São fundamentais iniciativas que garantam renda para as mulheres. Criar linhas de acesso ao microcrédito, oferecer programas de capacitação, fomentar o empreendedorismo feminino”, disse Lira, que assumiu o comando do P20 em outubro do ano passado.

Para o presidente da Câmara, é preciso “eliminar a discriminação no local de trabalho, garantir salários iguais por trabalho igual, promover acesso à educação de qualidade e oportunidades de capacitação profissional para a população feminina”.

Lira ainda falou sobre a escolha da capital alagoana como cidade-sede, quando aproveitou para lembrar de nomes femininos fortes, como o da jogadora Marta e o da psiquiatra Nise da Silveira. 

“O evento oferece aos participantes estrangeiros a oportunidade de conhecer a diversidade humana e cultural que caracteriza o Brasil. Trazer a 1ª Reunião de Mulheres Parlamentares do P20 para Maceió foi também uma forma de homenagear as mulheres alagoanas – fortes, determinadas, corajosas e resilientes”, finalizou Lira.

Importância do Encontro de Mulheres Parlamentares do P20 

Para a deputada Soraya Santos (PL-RJ), é a chance inédita de ampliar e reforçar a participação das mulheres dentro do parlamento.

“Dignidade é uma mulher colocar comida na mesa. Convidamos, portanto, as parlamentares de todos esses países para que possamos discutir sim a justiça climática, desenvolvimento sustentável, a ampliação da representatividade feminina, combate à desigualdade, porque nós acreditamos que essas trocas de experiência são facilitadoras por mostrar caminhos bem sucedido.” (Soraya Santos, PL-RJ)

Mais mulheres na política, mais política para as mulheres - O governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB-AL), também esteve presente no encontro e aproveitou para falar sobre o trabalho feito por parlamentares no estado.

“São mulheres extraordinárias liderando políticas públicas, bons projetos e ações do governo de Alagoas. Aqui temos maioria feminina no primeiro escalão do governo de Alagoas. Somos o único estado na história do Brasil com maioria feminina. Alagoas não é apenas maioria - são 61% de mulheres no comando dos principais políticos. E afirmo com toda certeza que quanto mais mulheres na política, mais política para as mulheres. Alagoas era conhecida como terra de "cabra macho", mas tenho certeza que em nosso governo Alagoas será conhecida como terra de mulheres extraordinárias. É isso que estamos fazendo.”

Confira, abaixo, outros pontos falados durante o Encontro de Mulheres Parlamentares do P20:

“É uma honra para mim participar desta reunião, neste evento onde temos mulheres extraordinárias, inovadoras e inteligentes que lutam todos os dias para promover projetos importantes para nossas sociedades, para nossa população. Quero dizer a todos vocês que contam integralmente com o governo de Alagoas, para que possamos trabalhar em rede colaborativa e proporcionar um ambiente adequado para fortalecer as políticas públicas para as mulheres e para as pessoas que mais precisam. Obrigado por aprovarem com celeridade, por elevarem a discussão no parlamento alagoano e por fazerem parte dessa história que promove políticas e serviços públicos de qualidade para a população do nosso estado.” (Paulo Dantas)

“Divido nosso governo em três eixos: desenvolvimento econômico, desenvolvimento humano e preservação do meio ambiente. As mulheres extraordinárias que acabei de mencionar promoveram resultados inéditos em 2023. Fomos o estado do Nordeste com o maior crescimento econômico no ano passado: crescemos 6,5%, mais que o dobro do Brasil e da média regional. Também fomos o estado que mais gerou empregos na região - quando levamos esses indicadores ao Banco Nacional, ficamos em 4º lugar em crescimento econômico e 5º em geração de empregos. Isso é fruto de um trabalho sério com especialistas, ouvindo ciência, academia e aqueles que podem apresentar cenários para tomarmos as melhores decisões.” (Paulo Dantas)

“É maravilhoso ver tantas lideranças femininas reunidas em um evento tão importante! A presença e o engajamento de todas vocês são essenciais para promover a igualdade de gênero e conquistar avanços significativos em nossas sociedades.“ (Benedita da Silva, PT-RJ)

Cartaz contra 'PL do Estupro' - Na entrada do Centro de Convenções, um grupo de mulheres protestaram contra o Projeto de Lei 1904/2024, o PL do Aborto, pediram a extinção da proposta. 

*Sob supervisão da editoria