Dez estilistas alagoanos vão participar do projeto Renda-se – I Mostra de Moda Alagoana, etapa 2021. A lista dos selecionados foi divulgada no último dia 19 de agosto e dela fazem parte: Beatriz Tavares, Derravera, Elton Macharot, Florise Guimarães, Leoni Bezerra, Leticia Abreu, Lumma Luz, Maria Brandão, Maria Rejane Pimentel e Rildo Nonato.
LEIA TAMBÉM
Idealizado pela arquiteta e produtora cultural Mirna Porto Maia, o Renda-se - I Mostra de Moda Alagoana tem realização da Ponto de Produção e patrocínio do Magazine Luiza por meio da Lei de Incentivo à Cultura. O projeto conta com a parceria da Escola Técnica de Artes (ETA) e do Instituto do Bordado Filé de Alagoas (Inbordal), além de apoio da Aloo Telecom.
Este ano, o Renda-se faz uma homenagem mais do que justa a um dos nomes mais importantes da moda do Brasil: a alagoana Vera Arruda. Falecida em 2004, no auge da sua carreira, Vera conseguiu impor o seu estilo alegre e colorido num universo com preponderância monocromática e traços sóbrios. Trazia o Nordeste profundo para as passarelas da alta costura. Sua arte peculiar e lúdica utilizava fartamente bordados, miçangas, pedrarias, crochê e o filé alagoano.
Vera Arruda foi revelada para o Brasil no Phytoervas de 1998, reconhecidamente um dos mais importantes eventos fashion já realizados no País. Sob os olhares atentos da crítica especializada e do público que lotava o Hipódromo de São Paulo, a estilista arrancou aplausos calorosos com a coleção A Estrela do Brasil Brilha.
A missão dos selecionados no Renda-se 2021 é mergulhar no universo criativo da estilista e designer para que dele extraia inspiração para a criação das coleções que desfilarão na passarela do projeto este ano. O evento acontecerá no dia 29 de setembro, no Espaço Armazém, localizado no histórico bairro de Jaraguá, em Maceió.
Conheça os selecionados:
Nas palavras de Fábio Elias, responsável pela área de patrocínios do Magazine Luiza, “incentivar o Renda-se é mostrar ao mundo que a mudança é possível. O Renda-se criou conexões, é um projeto transformador, que motiva e apoia iniciativas que oxigenam o artesanato regional, o saber cultural, incentivando uma nova geração de valores, reunindo pluralidade, sustentabilidade e inovação. Renda-se é um marco na história da construção da moda alagoana. Mais do que isso, um ponto de referência para toda a cadeia produtiva, unindo rendeiras, estilistas, estudantes de moda, perpetuação do saber cultural quando falamos da renda filé.”
Já Mirna Porto ressalta algumas novidades do Renda-se 2021: “teremos o resgate da verdadeira brasilidade. A leveza. A liberdade diante da diversidade. A verdadeira inclusão. Teremos uma passarela maior, uma divulgação maior. Também teremos o histórico bairro de Jaraguá como paisagem na cenografia. E teremos um tema único: Vera Arruda.
Essa inspiração é a que queremos ver nas passarelas da vida. Nas ruas e avenidas novamente. Essa ousadia amorosa delicada e atrevida. O Projeto Renda-se vai, orgulhosamente, render-se a Vera Arruda.”
+Lidas