Viver +

Dieta da fruta: conheça e saiba como fazer (com cardápio)

Tua Saúde | 21/08/23 - 21h55
Freepik

A dieta da fruta é baseada no consumo de frutas, legumes, whey protein e uma fonte de proteína magra, e que promete emagrecimento. Isso porque essa dieta é rica em fibras que melhoram o funcionamento do intestino, diminuindo a barriga, e aumentando a sensação de saciedade, controlando a ingestão de alimentos.

Esta dieta, que foi desenvolvida pelo nutricionista Jay Robb, deve ser feita por 3 dias e, segundo o criador, permite dar ao sistema digestivo uma pausa no consumo dos alimentos processados, favorecendo a desintoxicação do organismo e aumentando a queima de gordura corporal.

No entanto, ainda não existe comprovação científica sobre os benefícios da dieta da fruta para a saúde ou emagrecimento. Por isso, ao decidir fazer uma dieta para emagrecer, é aconselhado sempre consultar o nutricionista, para fazer uma avaliação completa elaborar um plano alimentar individualizado.

Como fazer

A dieta da fruta deve ser feita por apenas 3 dias seguidos, sendo recomendado ingerir de 900 a 1000 calorias por dia.No primeiro dia da dieta, deve-se consumir somente whey protein, vegetais e gorduras saudáveis. Já no segundo dia e terceiro dia, pode-se comer as frutas e de 100 a 125 g de proteínas magras.

O consumo de proteína magra nessa dieta, ajuda a preservar os músculos, enquanto as frutas e vegetais fornecem fibras, vitaminas e minerais importantes para o funcionamento do organismo e para ajudar no controle da fome.

A dieta da fruta emagrece 9kg em 3 dias?

Acredita-se que a dieta da fruta emagrece 9 Kg em 3 dias. No entanto, o emagrecimento, que é o mesmo que perder gordura corporal, é possível somente quando se mantém uma dieta pobre em calorias por pelo menos 7 dias.

Entretanto, a dieta da fruta pode ajudar a eliminar o excesso de líquido corporal e melhorar o funcionamento do intestino, ajudando a perder peso e circunferência da cintura.

O que comer

Os alimentos permitidos na dieta da fruta são:

  • Frutas frescas e orgânicas, como mamão, morango, melão, banana, abacaxi, maçã e abacate;
  • Vegetais frescos e orgânicos, de preferência crus, como espinafre, brócolis, cenoura, couve, chuchu, pepino e tomate;
  • Proteínas magras como carne de frango, peixe, ovo, peru e tofu;
  • Gorduras saudáveis, como abacate, azeite ou óleo de linhaça;
  • Whey protein.

O criador dessa dieta também recomenda praticar exercícios físicos, mas que devem ser de baixa intensidade, como caminhadas ou alongamentos. Além disso, é recomendado beber cerca de 12 copos de água por dia.

Além disso, também é recomendado fazer as refeições de 2 em 2 horas e somente entre às 08:00 e 16:00.

O que evitar

Os alimentos que não devem ser consumidos durante a dieta da fruta incluem:

  • Carboidratos como arroz, macarrão, farinha de trigo, pães, bolos, biscoitos e massas;
  • Doces e açúcar de todos os tipos, como chocolates, bolos e biscoitos;
  • Carnes processadas como salsicha, linguiça, mortadela, bacon, salame, presunto e peito de peru;
  • Alimentos industrializados como sucos prontos, refrigerantes, enlatados e temperos em pó ou na forma de caldo de legumes e carne;
  • Sal e alimentos ricos em sal como tempero em cubos, molho inglês, molho shoyu e comida pronta congelada;
  • Bebidas como refrigerantes, bebidas alcoólicas, café, chá preto e chá verde.

Além dos alimentos listados não se deve usar suplementos alimentares enquanto se faz a dieta da fruta.

Cardápio da dieta da fruta

A tabela a seguir traz um exemplo de cardápio de 3 dias da deita da fruta:

Esse cardápio é apenas um exemplo da dieta da fruta, que pode variar conforme o estado de saúde e as necessidades nutricionais de cada pessoa. Por isso, antes de iniciar qualquer dieta, é recomendado consultar um nutricionista para fazer uma avaliação completa e planejar uma dieta de forma individualizada.