A personagem "Moana", do filme infantil que será lançado este ano, apresenta um novo tipo de princesa da Disney. Em total contraste com o perfil de donzela em perigo, a primeira princesa polinésia da Disney, é descrita pelos diretores Ron Clements e John Musker como "badass", termo em inglês para definir alguém “maioral”.
LEIA TAMBÉM
A dupla revelou ao The Huffington Post que eles começaram com uma história muito diferente, focada no semideus Maui, outro personagem do filme.
"Havia uma espécie de missão de resgate onde havia uma menina cujo amado tinha sido sequestrado, e basicamente ela foi resgatar o cara. Esse foi um dos mitos que usamos para a história original", disse Musker.
Depois de uma viagem de pesquisa de três semanas para aprender mais sobre a cultura, os diretores disseram que era claro que o foco deveria mudar para Moana.
"Nunca houve um romance nessa história [de Moana]. Era uma coisa de "True Grit" [Bravura Indômica] dessa jovem em uma missão, e o equilíbrio da natureza eo destino de seu mundo está em jogo", disse Clements.
Musker diz que o filme empurra Moana para um novo território. “Nós fizemos suas pernas mais cheias e seus quadris mais cheios para torná-la capaz dessas acrobacias de ação que queríamos fazer, onde ela pode mergulhar em penhascos e esse tipo de coisas", acrescentou Musker.
De Ariel ajudando a salvar seu príncipe em "A Pequena Sereia" para Tiana, a primeira princesa negra, em "A princesa e o sapo", Clements e Musker são conhecidos por explorar "novos territórios" com a Disney. Com todas essas princesas, a reportagem perguntou aos diretores quando a Disney planeja apresentar sua primeira princesa LGBT.
Clements disse: "Parece que as possibilidades estão bastante abertas neste momento."
Musker acrescentou que ele e Clements não têm controle sobre o que a Disney faz, mas ele explicou como seria uma princesa LGBT na telona.
"Seria dirigido por um diretor ou uma equipe de diretores que realmente queira sustentar isso, e se John Lasseter [o Diretor de Criação da Disney Animation] gostasse da ideia, eu diria que nós realmente nunca tivemos restrições sobre o que fizemos", disse Musker.
Como prova de que o par de diretores trabalha sem restrições, "Moana" até faz piadas com a Disney. Uma das melhores é quando Maui diz à Moana: "Se você usar um vestido e tem um companheiro animal, você é uma princesa", cutucando a receita dos clássicos.
Moana usa um vestido e ela tem um ajudante animal, mas não a chame de princesa. "Este é um tipo diferente de história e um tipo diferente de garota", disse Clements.
+Lidas