Após ser reaberto, encerra-se nesta quarta-feira (30) o período de inscrições do concurso ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) para admissão, em 2021, ao curso de graduação em engenharia. O órgão fica na cidade de São José dos Campos, em São Paulo.
LEIA TAMBÉM
São ofertadas 150 vagas, sendo 31 para quem pretende seguir carreira no quadro de oficiais da FAB (Força Aérea Brasileira) e 119 para candidatos que não almejam permanecer na Aeronáutica após a formatura.
Podem participar jovens de ambos os sexos com idade até 24 anos (em 31 de dezembro de 2021) e ensino médio completo ou com conclusão prevista para ocorrer neste ano. Candidatos que não atendem a todos os requisitos têm a opção de concorrer como treineiros.
Como se inscrever
As inscrições para o concurso ITA são recebidas somente pela internet, mediante a realização de cadastro no site http://www.vestibular.ita.br/. O valor da taxa de participação é de 150.
Em caso de dúvidas, os interessados podem obter mais informações sobre o processo seletivo por meio do telefone (12) 3947-5813, além do e-mail [email protected].
Concurso ITA: como serão as provas
Marcada para 20 de novembro, a prova objetiva cobrará a resolução de 70 questões de múltipla escolha abordando conteúdos sobre português, inglês, matemática, física e química.
Na segunda fase, os participantes farão avaliações dissertativas em duas datas de dezembro: dias 8 (abordando disciplinas de matemática e química) e 9 (física e redação).
Haverá aplicação em Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Juiz de Fora, Londrina, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís, São José dos Campos, São José do Rio Preto, São Paulo, Teresina e Vitória.
Os candidatos habilitados para a última fase serão submetidos à inspeção de saúde. Para isso, deverão comparecer ao ITA, no Auditório Lacaz Netto, em 10 de janeiro de 2021, a partir das 8h.
Opções de curso no ITA
De acordo com o edital do concurso ITA, a graduação em engenharia oferecida pelo instituto tem duração de cinco anos. Nos dois primeiros, todos os estudantes passam pelo curso fundamental.
Os três últimos anos são dedicados à formação profissional, quando os alunos optam pela área em que desejam se especializar em engenharia (aeroespacial, aeronáutica, civil-aeronáutica, de computação, eletrônica ou mecânica-aeronáutica).
A FAB concede aos estudantes alimentação, acesso a serviços médicos e odontológicos e bolsa de estudo de R$ 1.334, conforme prevê a tabela de remunerações das Forças Armadas.
Após a formatura, os alunos que optaram pela carreira militar serão promovidos a primeiro tenente e poderão servir em unidades da Aeronáutica em todo o território nacional. O cargo paga atualmente R$ 8.245.
+Lidas