Com prefácio de Zeca Camargo, Nide Lins lança a 3ª edição do 'Guia de Gastronomia Popular Alagoana'

Publicado em 16/02/2022, às 16h07
Imagem Com prefácio de Zeca Camargo, Nide Lins lança a 3ª edição do 'Guia de Gastronomia Popular Alagoana'

Por TNH1 com assessoria

O apresentador Zeca Camargo vem a Maceió no próximo dia 21 especialmente para o lançamento da terceira edição do clássico “Guia de Gastronomia Popular Alagoana”, da jornalista e blogueira do Portal TNH1, Nide Lins.  O lançamento acontece no Arquivo Público de Alagoas, das 15h às 21h.

Zeca assina o prefácio do livro,que sai pela pela Editora da Universidade Estadual de Alagoas (EdUneal). Ele já esteve em terras alagoana em outras ocasiões, onde teve contato com o turismo e a gastronomia local.

No prefácio, que você lê com exclusividade abaixo, Zeca classifica a jornalista como um grande farol para essa e outras gerações de apaixonados por gastronomia.

"Uma pessoa não se torna uma referência assim por acaso. Todas suas indicações, como fui conhecendo ao longo de uma amizade já de alguns anos, são preciosas e precisas. Nide sabe onde está o sabor, qual o caminho para explorar novos aromas, texturas", diz o texto que introduz a obra. Desta vez, o guia traz reúne 100 indicações para se deliciar com a tradicional comida alagoana e ainda conhecer as boas histórias que permeiam as receitas e os personagens que as produzem". Leia o prefácio.

Para Nide

Conheci Nide num jantar preparado por alguns dos melhores jovens chefs de Alagoas, uma turma vibrante, criativa e talentosa. De cara, percebi que ela era mais que uma madrinha para essa turma. Vi que Nide era (e é), na verdade, um grande farol para essa e outras gerações de apaixonados por gastronomia.

Uma pessoa não se torna uma referência assim por acaso. Todas suas indicações, como fui conhecendo ao longo de uma amizade já de alguns anos, são preciosas e precisas. Nide sabe onde está o sabor, qual o caminho para explorar novos aromas, texturas – enfim, ela entende de como a gastronomia alagoana pode evoluir e ampliar o espaço que já conquistou no cenário nacional.

De onde vem tanta sabedoria? Bom, certamente de seus giros por essas mesas tão elaboradas que já dividi com ela. Mas também de uma pesquisa mais simples, mais básica, mas não menos genial. E esta terceira edição do Guia da Gastronomia Popular Alagoana é a maior prova disso.

Das tanajuras do Bar do Frazo ao Big Pastellito; do espetinho de fígado do Campeón ao cuscuz da Helena; do mungunzá da Galega ao gorogogê do Milton; Nide segue incansável na sua exploração da cozinha de raiz de Alagoas e mais uma vez nos leva por uma viagem surpreendente de sabores.

Mais que um guia, o que você tem nas mãos agora é uma cartilha, daquelas que a gente sempre quer e precisa voltar para lembrar como aproveitar as coisas simples. E assim como de uma simples cartilha saem belos poemas, as indicações de Nide que você vai ver a seguir serão capazes de inspirar criações ainda mais geniais – dos chefs que já conheci em Maceió e de outros que nosso paladar ainda vai descobrir.

Zeca Camargo

Gostou? Compartilhe